IF HOJE: mudança no comando da Petrobras movimenta o mercado nesta terça

Especula-se que Pires defende não repassar a volatilidade dos preços do petróleo para o consumidor

O Ministério de Minas e Energia confirmou a indicação do economista Adriano Pires para suceder o general Joaquim Silva e Luna no comando da Petrobras. A indicação ocorre após o presidente Jair Bolsonaro decidir trocar o comando da empresa em meio à crise dos preços altos combustíveis.

De acordo com o ministério, foram indicados seis nomes pela União — como acionista controladora — para compor o conselho de administração da estatal. Para assumir, eles dependem de aprovação pela assembleia geral ordinária da Petrobras, que ocorrerá no dia 13 de abril. A lista aponta Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, para exercer a presidência do conselho da estatal e Pires, atual presidente do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), para o cargo de presidente da companhia.

Por que importa?

A Petrobras é a principal fornecedora de combustíveis para o Brasil e sua política de preços diretamente influencia a inflação brasileira. Além disso, a empresa é uma das maiores companhias da Bolsa de Valores e seus movimentos de mercado impactam o funcionamento do pregão como um todo.

Como afeta seus investimentos?

Especula-se que Pires defende não repassar a volatilidade dos preços do petróleo para o consumidor, algo que Bolsonaro defende e que Silva e Luna era contrário. Se Pires for confirmado na presidência e realmente mudar a política de preços da Petrobras, a alta de preços no Brasil pode ter um alívio, mas os lucros da petroleira irão diminuir, o que leva a uma queda nas ações da companhia.

Fique por dentro:

Bolsonaro dá entrada em hospital de Brasília após sentir desconforto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, na noite desta segunda-feira (28), após sentir um desconforto. A informação foi confirmada pelo presidente do Republicanos, Marcos Pereira, durante evento de filiação dos ministros Tarcísio de Freitas e Damares Alves ao partido. O jornal Valor Econômico também confirmou junto ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Segundo apurou a reportagem, a internação aconteceu para a realização de exames e a suspeita é de nova obstrução intestinal.

Novas regras de home office entram em vigor

Nesta segunda-feira, o governo publicou a medida provisória (MP) 1.108, anunciada no dia 25 de março, e que traz algumas novidades com relação à home office e considerando o modelo híbrido de trabalho. Dentre elas, está a possibilidade de controle de jornada para profissionais sob o regime de teletrabalho (desde que não trabalhem por produção ou tarefa), o entendimento de que idas eventuais ao escritório não descaracterizam um contrato de teletrabalho, a diretriz de que aprendizes e estagiários podem ser contratados em sistema de home office.

Para acompanhar hoje:

8h: sondagem da indústria no Brasil em março (FGV)
9h30: nota à imprensa do Banco Central do Brasil sobre mercado aberto de fevereiro
11h: índice Conference Board de confiança do consumidor americano em março
11h: índice Jolts de vagas em aberto nos EUA em fevereiro
14h30: relatório mensal da dívida pública brasileira
20h50: vendas no varejo no Japão em fevereiro