Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você! Clique abaixo para ler
O Itaú BBA divulgou suas carteiras de ações recomendadas para dezembro, destacando a inclusão da Prio (PRIO3) na Top 5. A carteira de dividendos e BDRs permanece inalterada. O banco também promoveu mudanças na carteira de small caps, incluindo Irani (RANI3) e Tenda (TEND3). As recomendações são baseadas em análise fundamentalista e macroeconômica.
O Itaú BBA divulgou a seleção de carteiras de ações recomendadas para dezembro de 2024. Assim, entre os portfólios do banco de investimentos estão os que buscam oportunidades do momento na bolsa de valores, o de dividendos e o de small caps. Bem como a curadoria de BDRs feita com base na análise gráfica.
Na Top 5, com as principais recomendações do Itaú BBA, a novidade é a Prio (PRIO3). A petroleira entra na carteira no lugar da Petrobras (PETR4).
“Estamos retornando com a Prio à carteira devido ao desconto das ações e à retomada dos avanços na obtenção das licenças ambientais. A demora na liberação destas licenças tem sido um dos principais motivos para postergar o cronograma inicial de desenvolvimento dos campos da empresa. O que tem acarretado em consecutivas revisões para baixo nas estimativas do mercado”, avalia o banco.
“Deste modo, com a retomada e o desconto das ações, entendemos que PRIO3 pode ser uma boa escolha em um momento em que os preços do petróleo e o câmbio seguem elevados. Continuamos gostando de Petrobras no curto prazo, por conta do carrego de dividendos, mas acreditamos que a Prio pode apresentar um melhor desempenho neste momento”, explica o BBA.
Como fica a Top 5
Prio (PRIO3)
Santander Brasil (SANB11)
Caixa Seguridade (CXSE3)
Equatorial Energia (EQTL3)
Direcional (DIRR3)
Apostas para dividendos e BDRs
Por sua vez, duas carteiras do Itaú BBA tiveram as ações recomendadas mantidas para dezembro. Então, ficaram inalterados os portfólios com foco no pagamento de dividendos e de BDRs negociados na B3.
Papéis com foco em dividendos
Santander Brasil (SANB11)
Marcopolo (POMO4)
ISA Energia (ISAE4)
Aura Minerals (AURA33)
Direcional (DIRR33)
Estratégia de BDRs
Eli Lilly (LILY34)
Inter (INBR32)
JPMorgan (JPMC34)
Nvida (NVDC34)
Zoom Video (Z1OM34)
Small caps para superar Ibovespa
Por último, o Itaú BBA promoveu duas mudanças na carteira focada em small caps. O portfólio é composto por 10 ações de valor de mercado inferior a R$ 10 bilhões e é voltado para o longo prazo.
Conforme o banco, a escolha de cada papel leva em conta não somente a análise fundamentalista. Mas também o momento de mercado e fundamentos macroeconômicos.
Dessa forma, a primeira novidade para dezembro é Irani (RANI3) no lugar de CBA (CBAV3).
“Gostamos da dinâmica de longo prazo do segmento de papel e embalagens, e também acreditamos que a Irani será favorecida por um bom momento nos próximos trimestres. Impulsionada principalmente pelo recente aumento dos preços do papelão ondulado”, aponta o BBA.
Dessa forma, a outra troca é Tenda (TEND3) no lugar de Banrisul (BRSR6).
“Enquanto o setor de bancos tende a enfrentar um cenário mais desafiador ao longo de 2025, uma vez que a alta da Selic deve impactar negativamente a inadimplência e as originações de crédito, o setor de construção civil de baixa renda vem apresentando um conjunto favorável para o incremento de rentabilidade das empresas”, considera a instituição.
“Diante disso, incluímos a Tenda na carteira de small caps, já que esperamos que a empresa continue aproveitando o momento positivo do setor para dar prosseguimento à estratégia de turnaround. Acreditamos que o mercado pode revisar para cima as expectativas de lucro para a empresa, o que deve sustentar uma valorização do preço da ação”, completa o BBA.