Onde investir para ter o dinheiro para comprar um imóvel?

Conheça opções para montar uma carteira e saiba o que levar em consideração

Ter uma casa própria é o sonho de boa parte dos brasileiros. Mesmo com os juros caindo, porém ainda elevados, um levantamento do QuintoAndar feito neste ano revelou que 39% dos brasileiros pretendiam comprar um imóvel. O caminho, no entanto, nem sempre é dos mais fáceis. Juros mais altos significam taxas também mais expressivas para financiamento imobiliário. 

“Quando pensamos em comprar um imóvel, temos algumas variáveis importantes, e o tempo é a principal delas”, ressalta Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças. Para quem não tem pressa, uma alternativa é montar uma carteira de investimentos ou escolher opções mais vantajosas.

“Para quem deseja se planejar, uma ferramenta é o consórcio. Nesta modalidade, monta-se uma estratégia considerando um valor alvo de imóvel tendo nesta, uma composição de uma ou mais cartas de crédito”, explica o planejador. Neste caso, a contemplação da carta acontece por sorteio ou por meio de lance.

Como investir para comprar uma casa 

Outro caminho para programar a compra do imóvel é criar uma carteira de investimentos e aumentar o patrimônio ao longo do tempo. “É importante diversificar buscando maximizar da melhor forma e dentro do perfil de investidor, projetando a acumulação necessária”, explica o planejador. Estabelecer o valor que quer conquistar é um dos principais passos para tornar o sonho em realidade.  

Pensando em investimentos, uma boa alternativa, na visão de Marlon, são os fundos de renda fixa que acompanham a alta taxa de juros do Brasil, hoje em dois dígitos. Um ponto importante é avaliar as taxas de administração, principal custo que incide sobre o patrimônio. 

Os títulos públicos e CDBs também podem ser opções interessantes de investir para comprar uma casa, principalmente pensando em um horizonte maior. Com prazos um pouco mais longos, de 3 a 5 anos, é possível encontrar opções que remuneram acima dos 100% do CDI, por exemplo.  

E para quitar o imóvel? 

Para aqueles que já optaram pelo financiamento, também dá para adiantar o sonho de quitar a casa própria de algumas formas, fazendo pagamentos antecipados ou usando alguns recursos extras, como o 13º salário ou bônus. Nesta reportagem, te mostramos tudo sobre como amortizar o financiamento de um imóvel