BC corta Selic para 12,25%, menor nível em 18 meses

Após terceiro corte consecutivo, taxa básica de juros no Brasil volta aos níveis de maio de 2022

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (1) mais um corte de 0,5 ponto percentual da Selic, que caiu para 12,25% ao ano, menor nível desde maio do ano passado. A decisão dos membros do Comitê foi unânime.

Foi o terceiro corte consecutivo da taxa básica de juros do país, processo iniciado em agosto.

Assim, o ciclo de reduções vem na esteira das perspectivas do mercado de que a inflação no país está convergindo para as metas do BC.

Segundo a última edição do Boletim Focus, pesquisa do BC com instituições do mercado, o IPCA deve fechar 2023 com alta de 4,63%.

Isso é mais do que o centro da meta para o ano, de 3%, mas dentro do intervalo de tolerância, que vai até 4,75%.

Para 2024, porém, a projeção média do mercado no Focus desta semana piorou de 3,87% para 3,90%.

Ainda, as projeções indicam que o ciclo de flexibilização monetária deve prosseguir, com a Selic chegando a 9,25% ao fim de 2024.

O Copom afirma que prevê uma nova queda de 0,5 ponto percentual na próxima reunião, que acontece em dezembro, se o cenário continuar dentro do esperado pelo BC.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, afirma o BC em nota.

A Selic é referência para rentabilidade dos títulos pós-fixados do governo federal, as LFTs, com desdobramento também no CDI, benchmark dos produtos de investimentos de renda fixa, como CDBs.