Renda fixa ou variável? Qual a dica de Arminio Fraga para o longo prazo

Fundador da Gávea Investimentos e ex-presidente do Banco Central foi o entrevistado de dezembro do PodInvestir

Investir em renda fixa ou no mercado de renda variável, qual a preferência de Arminio Fraga, veterano gestor do mercado financeiro e um dos economistas mais influentes do Brasil?

O fundador da Gávea Investimentos, com um portfólio de mais de R$ 20 bilhões sob administração, diz que, quando o assunto é longo prazo, vale a pena aplicar um parte do patrimônio na bolsa.

“Eu gosto muito (de bolsa). Eu acho que você aprende muita coisa sobre o macro olhando as empresas. Muito, muito, muito. Eu acho que ter uma carteira de ações de qualidade a longo prazo é uma receita vencedora”, afirma Fraga.

Ex-presidente do Banco Central durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Arminio Fraga é o entrevistado de dezembro do PodInvestir, podcast de finanças e economia da plataforma Inteligência Financeira.

Ao jornalista Renato Jakitas, Arminio Fraga pontuou que a renda fixa brasileira é, sem dúvida, muito atrativa. Sobretudo quando o que está em jogo são os títulos prefixados, as famosas NTN-Bs. Mas a bolsa é uma opção importante para longos prazos de aplicação.

“Se você tem a disponibilidade de recurso para dizer, não, esse dinheiro aqui eu vou botar aqui e vou administrar, vou colocar na mão de um bom gestor, vou deixar por dez anos, 20 anos. Eu acho que tem que ter”, afirma. ” A bolsa, eu acho que deveria fazer parte das carteiras”.

Confira o trecho da entrevista:

Diversificação no exterior é saudável, diz Arminio Fraga

Arminio Fraga, que antes de ser presidente do BC e fundar a Gávea, foi gestor chefe do Soros Fund Management LLC, o fundo do magnata George Soros, também indica a diversificação em ativos internacionais.

“Você pode diversificar fora, pode e deve. E isso está ficando cada dia mais acessível. E é saudável. É difícil, mas é saudável”, destaca.

PodInvestir desembarbou no Rio de Janeiro

O PodInvestir é um podcast original da Inteligência Financeira. A apresentação é do jornalista de finanças e economia Renato Jakitas.

Todos os meses, conversamos com os principais gestores de fundos de investimento do Brasil, de forma descontraída, sobre os temas que movimentam o mercado financeiro e que mexem com o bolso do investidor.

Em sua quarta edição, o PodInvestir desembarcou pela primeira vez no bairro do Leblon, centro financeiro do Rio de Janeiro.

Foi também a primeira edição do programa com plateia. Cerca de 30 convidados acompanharam a gravação diretamente do Rio de Janeiro.

E, pela internet, muitos de nossos ouvintes, os fãs do Club Podinvestir, não apenas assistiram a gravação do podcast, como puderam interagir com o entrevistado, fazendo perguntas para Arminio Fraga.

O PodInvestir Especial com Arminio Fraga, da Gávea Investimentos, sai no dia 22 de dezembro, aqui no site e nas principais plataformas de streaming.