PodInvestir entrevista o economista Arminio Fraga e você pode participar; confira

Quem se cadastrar no Clube PodInvestir poderá acompanhar online a gravação da entrevista com Arminio Fraga, além de poder enviar perguntas; veja como fazer

O PodInvestir desembarca no Rio de Janeiro pela primeira vez neste mês. E para marcar a estreia carioca, o entrevistado da vez vai ser Arminio Fraga. Isto é, um dos economistas mais influentes do Brasil, hoje sócio-fundador da Gávea Investimentos.

A conversa entre Arminio Fraga e o jornalista Renato Jakitas vai acontecer no próximo dia 14 de dezembro, às 16h em ponto. Aliás, como presente antecipado de Natal, quem se cadastrar no Clube PodInvestir preenchendo o formulário abaixo poderá acompanhar a gravação do programa ao vivo, pela internet, além de participar da conversa, enviando perguntas.

O acesso e a participação ao Clube PodInvestir é totalmente grátis. Ao participar do clube você, além de acompanhar em tempo real o bate-papo com Arminio, também terá informações privilegiadas sobre os futuros entrevistados.

E mais: você passará a receber no e-mail conteúdos exclusivos antes dos demais investidores. Por exemplo, esta conversa com Luis Stuhlberger, em que ele falou o que pensa sobre o risco fiscal do governo do PT em 2024. Os integrantes do clube recebem, além disso, informações em primeira mão, acessam os bastidores das gravações do PodInvestir e ouvem antes os conselhos dos gestores de investimentos mais renomados do país.

Para acesso ao Clube PodInvestir e para participar da entrevista com Armínio Fraga, basta clicar aqui.

Qual a pauta do PodInvestir com o economista?

Arminio Fraga vai falar sobre as perspectivas para o ano de 2024 e o que pode movimentar o mercado nos próximos meses. O economista parte, então, do atual contexto, um ano marcado por erros nas previsões dos gestores, que tiveram dificuldade para prever e interpretar os dados de inflação, juros e bolsa –principalmente no Brasil e nos Estados Unidos.

Especializado em abordagem macroeconômica, Arminio também vai ser questionado sobre o que esperar da bolsa. Além de quais as grandes tendências que o investidor deve ficar de olho em 2024.

Será que o mundo, portanto, voltará ao cenário pré-pandemia? Ou estamos vivenciando um novo período para a economia e os negócios, com ciclos novos e de difícil compreensão?

Especialista em mercado global, Arminio Fraga também vai falar sobre geopolítica… Ou seja, o que vai acontecer com a China e com os Estados Unidos, assim como o que o Brasil precisa para crescer.

No final do programa, ele vai responder às perguntas da audiência, selecionadas pelos editores da Inteligência Financeira. Os assinantes do Clube PodInvestir terão oportunidade de enviar suas perguntas antecipadamente.

Quem é Arminio Fraga?

Arminio Fraga é economista, ex-presidente do Banco Central (1999-2002) e sócio-fundador da Gávea Investimentos. Nascido em uma família de médicos, Arminio seguiu a carreira de economista estimulado pelos professores que reformularam o Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) ao final dos anos 1970.

Ele se formou em economia em 1976 pela PUC-Rio, onde também concluiu o mestrado. Em 1985, recebeu o Ph.D pela Universidade de Princeton, ao mesmo tempo em que estagiava no Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos). No exterior, trabalhou no banco de investimentos Salomon Brothers e como gestor chefe do Soros Fund Management LLC, o fundo do magnata George Soros.

Após experiência nos mercados financeiros, Arminio foi convidado a assumir a Diretoria de Assuntos Internacionais em 1991, na gestão de Francisco Gros no Banco Central, com Marcilio Marques Moreira como ministro da Economia. Contudo, a conjuntura doméstica era conturbada, com inflação em aceleração, atividade econômica em ritmo lento e dificuldade de atuação política do governo.

Arminio ocupou-se principalmente da renegociação da dívida externa, da flexibilização do sistema de controles cambiais e da devolução dos recursos retidos pelo Plano Collor.

Presidente do Banco Central

Quando convidado a assumir a presidência do BC, no início de 1999, o país atravessava o processo de mudança do regime cambial. Dessa forma, a recuperação da credibilidade na sustentabilidade da política econômica seria central para a normalização da economia.

Nesse ano, além da flexibilização da política cambial, ele implantou o regime de metas para a inflação como mecanismo de coordenação de expectativas e condução de política monetária. Gradualmente, a atividade econômica reassumiu sua dinâmica e a trajetória da inflação foi controlada.

Na presidência do BC, ele ainda enfrentou um conjunto de choques adversos como a moratória argentina, o ataque às torres gêmeas em Nova York e a crise hídrica no Brasil, em 2001, além do ambiente de elevada aversão ao risco associado às eleições em 2002. Assim, com o fim do mandado do presidente Fernando Henrique, ele fundou a Gávea Investimentos.

Além disso, Arminio é membro do Grupo dos Trinta, o G-30 dos economistas, ao lado de nomes como Peter Kenen, professor de Princeton.