Já falamos por aqui sobre a importância de diversificar a carteira de investimentos. Pode parecer uma tarefa fácil, mas isso exige atenção e, principalmente, conhecimento. É aí que você pode aprender sobre investimentos nos mais diversos ambientes: desde a própria internet, com youtubers e instagramers, até mesmo em casas de análises ou corretoras. Mas, afinal, quem deve ser seu aliado nessa jornada?
Não existe resposta certa. “Quando o assunto é investimentos, você pode buscar informações em vários lugares. O importante é sempre colocar um “filtro” naquilo que consome. É fundamental checar se o conteúdo vem de profissionais qualificados e que tenham as certificações para falar sobre o tema, por exemplo”, ressalta Elle Braude, planejadora financeira CFP Planejar.
A especialista faz um alerta: sempre desconfie de discursos mirabolantes. “Principalmente na internet, muitas pessoas acabam apelando e trazendo números exorbitantes, até mesmo garantindo rentabilidade. Você deve tomar cuidado. Investir é um processo que exige estratégia. Não dá para tomar decisões apenas baseadas no discurso do outro”, ressalta.
Entenda seu perfil e objetivos
Tão importante quanto tomar cuidado é ter clareza dos seus objetivos. Dessa forma, você consegue filtrar as informações que recebe e separar aquilo que mais faz sentido. “A dica que pode ser interessante para um investidor, pode não ser para outro. São realidades diferentes. Por isso é muito importante ter em mente seu perfil e sua estratégia”, explica Elle. A partir disso, fica mais fácil absorver e usar os conteúdos a seu favor, se expondo ao risco adequado.
“Se você tem o apoio de uma corretora, a dica é a mesma. Antigamente existia a figura do gerente que precisava bater suas metas. Esse cenário vem mudando, mas ainda assim você precisa saber identificar quais recomendações fazem mais sentido para você e se encaixam nas suas metas”, ressalta a educadora financeira.
Vale a pena contratar uma casa de análise?
As casas de análises ou casas de research podem sim ser aliadas. Elas são formadas por analistas que estudam os investimentos e os ativos em tempo real e, a partir disso, indicam caminhos para alocar os recursos. “Elas podem guias, mas a dica é a mesma: procure casas renomadas no mercado, com profissionais capacitados e use as informações de forma inteligente. O foco deve ser sempre na estratégia e nos objetivos. Funciona como a assinatura de um jornal ou revista: não adianta comprar e não usar o conteúdo de forma adequada”, ressalta Elle.