Casa de análise

Direto ao Ponto
Casa de análise

Casa de análise ou casa de research é uma empresa regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que vende análise e recomendação de investimentos, principalmente para investidores pessoas físicas, também chamados de minoritários.

Cada casa de análise tem em seus quadros analistas com CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), que é concedido por uma instituição chamada Apimec (Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais). São esses analistas – e somente eles – que fazem recomendações de investimento. A casa de análise pode ser independente, ou seja, não ter relação com outra instituição, ou pode ser ligada a um banco, por exemplo. Em todas elas, o investidor paga mensalidade e tem direito a receber, além das recomendações de investimento, relatórios, newsletters, dicas pontuais sobre uma ação específica, uma tendência de investimentos e cursos. 

Quem são os analistas?  

O analista que queria ter CNPI precisa passar por dois exames (Conteúdo Brasileiro e Conteúdo Global), com questões teóricas e técnicas. Ali são abordados temas como: sistema financeiro nacional, mercado de capitais, mercado de renda fixa, mercado de derivativos, conceitos econômicos, conduta e relacionamento, governança corporativa, relações com investidores e sustentabilidade. A única exigência para prestar o CNPI é ter faculdade concluída, em qualquer área. Mas não pense que seja fácil passar no exame.  

Um analista CNPI é um profissional qualificado e bastante valorizado pelo mercado. Ele pode trabalhar em várias áreas, como consultoria, análise e pesquisa financeira, investment banking, finanças corporativas, administração de riquezas, relações com investidores e operações no mercado financeiro e de capitais. 

Casa de análise ou Netflix? 

Uma nova onda invadiu as casas de análise no Brasil: a produção de filmes e documentários sobre pessoas que influenciam o mercado financeiro, ou sobre novos investimentos (em cannabis, por exemplo). Algumas delas, inclusive, estão migrando para o streaming, que é um modelo de distribuição digital e as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador. Há oito anos, havia duas casas de análise no Brasil. Mas, com a queda dos juros, os investidores sentiram necessidade de diversificar suas carteiras e até arriscar um pouco mais. Foi então que houve uma proliferação das casas de análise, que já chegam a quase dez atualmente. 

Glossário  Investimentos Ir para: Verbetes

Conheça os termos mais importantes para enriquecer a sua Inteligência Financeira

Direto ao Ponto
Ifix

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) foi criado em 2012 pela B3 para mostrar o retorno médio dos fundos imobiliários.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
NFTs

NFTs (tokens não fungíveis) são certificados de propriedade de um ativo que não pode ser substituído nem compartilhado.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
LIG

LIG (Letra Imobiliária Garantida) é um ativo de renda fixa destinado a financiar o mercado habitacional. …

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Acionista

Acionista é o investidor pessoa física ou jurídica que tem uma ou mais ações – ou até frações - de uma empresa.…

Leia Mais Ir para:
Direto ao Ponto
Alavancagem

Alavancagem é o empréstimo tomado por investidores e empresas que queiram movimentar um valor superior ao que se tem em conta.…

Leia Mais Ir para:
Swiper Próximo
Swiper Anterior

Você também pode gostar 🔽

Valor Econômico Atualizado em 19.ago.2022 às 06h41
Megaleilão do Tesouro pressiona mercado

Emissão de R$ 16,7 bi em LTNs e NTN-Fs, concentrada em títulos mais longos, resultou em taxas mais altas no mercado de juros

André Franco Atualizado em 19.ago.2022 às 06h34
Meme coins: vale a pena investir?

Nos ciclos de alta, é normal que ‘versões B’ de uma criptomoeda sejam criadas

Mário Mesquita Atualizado em 19.ago.2022 às 06h33
Opinião: A economia brasileira em 2022 e 2023

Dados fatores internos e externos, não é baixa a probabilidade de o PIB retroceder no ano que vem

Redação IF Publicado em 18.ago.2022 às 16h51
Juros futuros fecham em alta após megaleilão do Tesouro

Os juros futuros encerraram o pregão desta quinta-feira (18) em alta, na contramão dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano

Anne Dias Atualizado em 18.ago.2022 às 17h52
Conheça a história de uma das mulheres mais importantes do mercado financeiro

Na estreia do Perfil IF, Roberta Anchieta fala com ternura como conquistou a diretoria de administração fiduciária do Itaú Unibanco

Itaú Meu Negócio