Bitcoin: por que o mercado está otimista para 2024?

Afinal, quais fatores estão influenciando o otimismo na cripto economia?

O bitcoin encerrou o ano de 2023 com uma valorização próxima a 150%. Tal crescimento trouxe novamente os holofotes para a cripto economia. Além de sua super valorização recente, outros fatores também influenciam o olhar otimista para o bitcoin em 2024. Abaixo os eventos que mais se destacam para o ano:

1. Escassez do bitcoin – Halving

Primeiro, temos a projeção de redução de oferta de novos bitcoins. Cada cripto moeda tem por trás de seu funcionamento um ‘protocolo’ que define, dentre outras coisas, as regras de como se dará sua emissão. No caso do bitcoin, existe em sua programação um fenômeno chamado halving. Esse é basicamente um evento que acontece a cada 4 anos e que desacelera a emissão de novos bitcoins. Ilustrando esse fenômeno, em 2016 eram emitidos 12,5 BTCs a cada 10 minutos, em 2020 esse valor caiu para 6,25 BTCs. O próximo halving ocorrerá provavelmente em abril de 2024 e, depois disso, serão criados 3,125 BTCs a cada 10 minutos, e assim por diante.

Com a aproximação do próximo halving, a percepção de escassez do ativo aumenta, e com isso muitos analistas projetam a valorização da cripto moeda. O desafio é identificar o quanto dessa valorização já está precificada no valor atual.

2. Aumento de demanda – Aprovação de ETF

Segundo, temos a expectativa de maior demanda para o bitcoin. Observamos no início do ano a aprovação pelo governo americano da ETF de bitcoin à vista. Dessa forma, o mercado passa a ter um produto regulado e supervisionado para exposição ao bitcoin. A aprovação eleva significativamente o nível de liquidez do ativo, pois facilita o acesso tanto de investidores institucionais quanto de varejo.

Desde sua aprovação, os fundos de bitcoin à vista estão batendo recordes de captação. Com destaque para o ETF da Blackrock, umas das principais gestoras globais de ativos, que foi a primeira a atingir 1 bilhão de dólares em menos de uma semana após seu lançamento.

3. Economia

Além disso, a economia global também é uma variável que afeta o preço de criptoativos. A taxa de juros americana impacta diretamente o apetite de risco dos investidores de todos os países. À medida que os papeis do Tesouro americano passam a pagar menos, os investidores passam a analisar outras opções para manter a rentabilidade de seus ativos.

Como a expectativa para 2024 é de redução da taxa de juros americana, é esperado que mais pessoas transfiram seus recursos para ativos de risco, sendo o bitcoin um dos ativos que devem se beneficiar com esse comportamento.

Em resumo

A previsão de redução da taxa de juros americana conectada aos eventos de halving e aprovação de ETF traduzem juntos o otimismo cripto para 2024.

No entanto, não podemos esquecer que os cripto ativos são historicamente muito voláteis, pois são sensíveis a fatores por vezes incontroláveis e imprevisíveis. Para uma jornada de sucesso nessa classe de ativos dois mantras são muito relevantes: “estudo constante” e “diversificação de riscos”.