Receita registra 42,4 milhões de declarações de imposto de renda entregues dentro do prazo em 2024
A Receita Federal recebeu 42.421.153 declarações de imposto de renda por pessoa física até às 23h59 desta sexta-feira (31), prazo final para envio neste 2024.
O balanço final de entrega do documento para o ano de 2024 foi divulgado pela instituição neste sábado (1º). O número total representa 102,9% em relação ao total de declarações entregues em 2023.
Aqueles que ainda vão enviar a declaração de imposto de renda, fora do prazo legal, estão sujeitos à multa por atraso.
Se você perdeu o prazo de entrega, confira aqui o que acontece e como proceder.
Processo tranquilo
“O processo de entrega da declaração ocorreu de maneira extremamente tranquila, não tivemos nenhum problema tecnológico, não tivemos nenhuma sobrecarga, nenhuma indisponibilidade. Foi um dos anos que temos somente que nos orgulhar, isso mostra a estabilidade de todo o processo que construímos até agora”, disse, em nota, o supervisor nacional do programa Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), auditor-fiscal José Carlos Fonseca.
Prazo encerrado para entrega de Imposto de Renda
O prazo para quem estava obrigado a entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 sem multa terminou às 23h59 desta sexta-feira (31).
O sistema só reabre novamente para que o contribuinte possa entregar o Imposto de Renda às 8h da segunda-feira (3).
A partir daí, o programa gerador da declaração (PGD) já estará atualizado para gerar automaticamente a multa por atraso no caso de quem estava obrigado a declarar e não entregou.
Errou da declaração de Imposto de Renda?
Como retificar o Imposto de Renda 2024 para corrigir erros ou incluir informações que ficaram faltando? Se você quer evitar a malha fina — ou sair dela — confira aqui como fazer uma declaração retificadora, passo a passo.
Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir