Errou na declaração do Imposto de Renda? Veja como fazer a retificadora

Corrija erros e omissões na declaração do IR para não cair - ou sair - da malha fina

Como retificar o Imposto de Renda 2024 para corrigir erros ou incluir informações que ficaram faltando? Se você quer evitar a malha fina — ou sair dela — veja como fazer uma declaração retificadora, passo a passo.

O que é uma declaração retificadora?

A declaração retificadora é o meio pelo qual a Receita Federal permite que um contribuinte que errou ou esqueceu de inserir dados em uma declaração corrija este documento para não cair na malha fina (ou sair dela).

A correção da declaração do Imposto de Renda acontece no próprio programa de entrega. Por meio dela, é possível corrigir e até mesmo alterar todos os dados informados, como renda, bens, dívidas, despesas ou doações efetuadas e até mesmo a inclusão ou exclusão de dependentes.

Quem deve retificar o Imposto de Renda?

Assim que entregar a declaração, o contribuinte deve ficar atento ao processamento. É possível acompanhá-lo por meio do link Meu Imposto de Renda ou ainda pelo aplicativo.

Se forem apontadas pendências, significa que o processamento foi interrompido e o contribuinte caiu na malha fina. Assim, enquanto não resolver os problemas apontados, o documento não é processado. Caso a Receita intime para explicações, o contribuinte perde o direito de retificar.

Qual é o prazo para retificar uma declaração?

O prazo para retificar a declaração do Imposto de Renda é de cinco anos. Porém, é aconselhável que o contribuinte corrija a declaração o quanto antes, assim que verificar que há pendências, como erros ou omissões.

O motivo é que o processamento da declaração está cada vez mais rápido e se a Receita Federal intimar o contribuinte a prestar declarações, ele perde o direito de retificar a declaração espontaneamente.

O que é possível mudar na declaração retificadora?

Enquanto o prazo de entrega não se encerra, o contribuinte pode mudar tudo na declaração retificadora, inclusive se quer optar pelo modelo completo (de deduções legais) ou simplificado.

Mas após o fim do prazo de entrega da declaração, não é mais possível alterar a opção de tributação (de modelo completo para simplificado ou vice-versa).

Quando não posso fazer uma declaração retificadora?

De acordo com a Receita Federal, não é possível fazer uma declaração retificadora nos seguintes casos:

  • Quando a declaração estiver sob procedimento fiscal: as declarações sob procedimento fiscal não podem ser retificadas. O procedimento fiscal começa a contar no momento que você recebe uma intimação fiscal da Receita Federal. Se a sua declaração caiu em malha fiscal, por exemplo, mas você ainda não foi intimado, pode retificar.
  • Na retificação online e pelo celular não é possível corrigir as informações de atividade rural e ganhos de capital que tenha importado dos programas auxiliares. Nestes casos, baixe e utilize o programa do imposto de renda no seu computador.

Como fazer uma declaração retificadora – veja o passo a passo

1) Acesse o programa

Entre no programa do ano da declaração que deseja corrigir. Por exemplo, o Imposto de Renda 2024.

Para fazer o download do programa, clique neste link.

2) Abra a declaração transmitida

O programa mostra os vários estágios da declaração: “Nova”, “Em Preenchimento” e “Transmitidas”. Clique na aba “Transmitidas”. Em seguida, clique na declaração que deseja corrigir.

Clique no ícone “Retificar Declaração” (identificado por uma seta com a letra “R”).

3) Programa faz uma nova cópia da declaração

O programa irá avisar que está criando uma cópia da declaração retificadora na aba “Em Preenchimento.” Aperte “sim” para continuar.

A declaração retificadora irá aparecer na aba “Em Preenchimento”.

3) Confira a tela Identificação do Contribuinte

Assim que abrir o programa, entre na tela “Identificação do Contribuinte”. Perceba, então, que a declaração já estará marcada como “Declaração Retificadora” e que o número do recibo da declaração já estará preenchido.

4) Envie a declaração retificadora

Por fim, após corrigir os dados, entregue a nova declaração.

Veja como saber se você caiu na malha fina

Como recuperar o número do recibo?

O número do recibo de entrega da declaração fica gravado após o envio à Receita Federal no computador, celular ou tablet usado para enviar a declaração. Você pode imprimir a qualquer momento a partir do mesmo dispositivo. Para isso, abra o programa usado para enviar a declaração e escolha a opção “Declaração > Imprimir”.

Mas, se não possuir mais o arquivo da declaração, você pode obter a cópia do arquivo pelo e-CAC, no sistema Meu Imposto de Renda. Não é necessário usar certificado digital. A cópia do número do recibo está no e-CAC, pela conta gov.br. Você não precisa do número de recibo da declaração (diferente do código de acesso).

Veja mais informações sobre como recuperar o recibo neste link.

Quanto custa retificar uma declaração do Imposto de Renda?

Assim como a declaração do Imposto de Renda, a retificação também é gratuita. A menos, claro, que o contribuinte decida contratar um profissional especializado para fazer este serviço.

ul.IRRecs_Links {margin-top:24px;} ul.IRRecs_Links li {font-size:16px!important; line-height:22px!important; font-family:’Switzer Variable’,sans-serif; font-weight:600;padding-bottom:16px;} ul.IRRecs_Links li a {text-decoration:none!important;} ul.IRRecs_Links li:last-child {padding-bottom:0!important;} ul.IRRecs_Links li::marker {color:#ff6205;} p.IRRecs_FaleConosco {color: #555;font-family: “Itau Text Pro”;font-size: 14px;font-style: normal;font-weight: 400;line-height: 20px;letter-spacing: -0.25px;}

Veja mais dicas da Inteligência Financeira sobre o Imposto de Renda:


Ainda tem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda 2024? Mande sua pergunta e tenha a chance de ver a resposta publicada na Inteligência Financeira. Fale conosco por aqui.

Leia a seguir

Leia a seguir