É Carnaval nos EUA? Saiba por que as bolsas do Brasil e de NY estão fechadas

Lá, é o Presidents Day; aqui, Carnaval: saiba quando as datas coincidem

Nesta segunda (20), os mercados estão fechados no Brasil e nos Estados Unidos. Não há expediente nem na B3, nem nas Bolsas de Nova York, NYSE e Nasdaq.

Qual é a razão desta suspensão? Uma coincidência nos feriados dos dois países. Enquanto no Brasil é comemorado o Carnaval, nos Estados Unidos, nesta mesma segunda, é celebrado o Dia dos Presidentes , ou Presidents Day.

Entenda a origem deste feriado dos EUA, e o que abre e fecha nos dois países.

O que é o Presidents Day?

O Presidents Day é a comemoração de aniversário do primeiro presidente dos EUA, George Washington. Mas a data não é historicamente correta: ninguém sabe exatamente quando o mandatário nasceu. Alguns dizem que é em 11 de fevereiro, outros dizem que é em 22 do mesmo mês.

Para evitar essa confusão, e uniformizar os feriados nacionais, ex-presidente dos EUA Lyndon B. Johnson aprovou em 1968 uma lei que transferiu esta data comemorativa para a terceira segunda-feira de fevereiro.

Por isso que, todos os anos, o Presidents Day muda de data. Parecido com o nosso Dia das Mães ou Pais por aqui.

Quando o Presidents Day bate com o Carnaval no Brasil?

Esta conta é simples. Sempre que tivermos uma segunda-feira de Carnaval caindo na terceira semana de fevereiro, os feriados nos dois países acontecem simultaneamente.

Curiosidade: no Canadá, na mesma data, é comemorado o Dia da Família. Mas o mercado financeiro canadense não é o mais famoso por alterar bolsas do mundo todo.

O que fecha e o que abre nos EUA?

Se você aproveitou para viajar a turismo para os EUA no Carnaval, cuidado para não ficar a ver navios. Todos os serviços públicos, financeiros e alguns comércios não funcionam no Presidents Day. Por isso, é importante checar o calendário para ver o local que você quer visitar está aberto.

Também se programe para fazer câmbio antes. Instituições financeiras não abrem, e por isso, não há cotação diária do dólar. Desta forma, compra e venda da moeda norte-americana pode ficar prejudicada. Tudo é retomado na terça-feira (21).

Carnaval é feriado no Brasil?

É aí que vem a pegadinha. Enquanto o Presidents Day é um feriado nacional nos EUA, o Carnaval não é feriado no Brasil. Acredita? Pela lei federal, o Carnaval é ponto facultativo, embora alguns Estados, como o Rio de Janeiro tenham determinado a data como feriado estadual.

Contudo, trata-se de uma das principais datas festivas do país e a maioria das empresas libera os funcionários para se divertirem ou descansarem. Por serem dias de atividade econômica mais fraca, o mercado no país fecha.

O que abre e fecha no Carnaval no Brasil

A B3, a bolsa de valores brasileira, não vai operar hoje (20) nem amanhã (21). Na Quarta-Feira de Cinzas (22), o mercado de ações volta a operar somente a partir das 13 horas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda e na terça-feira de Carnaval, seguindo a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval.

Na Quarta-Feira de Cinzas (22/02), os bancos abrirão ao meio dia, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Porém, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início do expediente bancário será antecipado para garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.