Melhores e piores de junho: Gafisa (GFSA3) e Ânima (ANIM3) se destacam e Alpargatas (ALPA4) cai

Veja as ações que mais subiram e mais caíram em junho

A Atma (ATMP3) liderou de longe os ganhos na bolsa no mês de junho. A empresa subiu 123,96% no período, a maior valorização entre ações com alto volume de negociações diárias.

A companhia atua em diferentes segmentos, de telemarketing e contact center por meio da Contax, até manutenção e tecnologia, com a Axia e a Solvian. Na quinta-feira, a Atma anunciou a aquisição de mais uma empresa, a Youtility, também de telemarketing.

“A concretização desta aquisição reforçará a oferta de produtos da Contax, consolidando sua presença nos canais digitais de atendimento”, afirmou Felipe Cortes, diretor de Finanças e de Relações com Investidores, em comunicado.

Apesar da aquisição, a Atma segue em recuperação judicial, homologada em abril deste ano, com dívida de R$ 1,4 bilhão.

Gafisa e Ânima entre as melhores ações

A construtora e incorporadora Gafisa e a empresa do setor de educação Ânima também estiveram entre as melhores do mês, com um ponto em comum entre as duas companhias: foram positivamente afetadas pela possibilidade de queda dos juros.

Além disso, a Gafisa se favorece da possibilidade de reativação do programa Minha Casa Minha Vida, mas, principalmente, pela mudança de foco da empresa, buscando segmentos de alto padrão, que tem sofrido menos com as volatilidades da economia e da política.

A Ânima também se favorecer das mudanças de ventos na política. A empresa aguarda a retomada do programa de financiamento estudantil, o Fies.

Dona da Havaianas vai mal

Entre as principais quedas do mês está a dona da Havaianas, a Alpargatas. A empresa despencou mais de 10% ao longo do mês.

As principais perdas das ações da Alpargatas no mês aconteceram em conjunto com a de varejistas, o que pode significar uma desconfiança do investidor com relação ao futuro da política de juros.

As sinalizações do Banco Central tem causado confusão sobre o que esperar para as próximas reuniões de política monetária. Na última manifestação, esta semana, o BC afirmou que o corte de juros acontecerá “de forma parcimoniosa”.

Vale lembrar que o varejo e indústria de bens de consumo de giro rápido (caso da Alpargatas) sofrem diante de um cenário de prolongamento das altas taxas de juros.

Zamp fica entre as piores do dia

No pregão desta sexta, a Zamp teve a segunda pior queda entre todas as ações da bolsa com alto volume, perdendo 7,89%. A Atma teve forte desvalorização, de 14%, e liderou as perdas diárias, o que não impediu sua valorização mensal bem acima das demais.

Na ponta positiva, destaque para Saraiva (SLED4), Westwing (WEST3) e Springs (SGPS3), que subiram 17%, 14% e 12%, respectivamente, e lideraram os ganhos no dia entre papéis com volume milionário.

Melhores ações* de junho

  • Atma (ATMP3)+123,96%
  • Dotz (DOTZ3) +73,12%
  • Ânima (ANIM3) +39,00%
  • Gafisa (GFSA3) +35,16%
  • BR Properties (BRPR3) +21,71%

Piores* de junho

  • Biomm (BIOM3) -12,31%
  • Alpargatas (ALPA4) -11,76%
  • Aeris (AERI3) -11,26%
  • Altona (EALT3) -6,88%
  • Dexxos (DXCO3) -3,70%

*A lista de melhores e piores da bolsa contempla empresas que negociam ações na B3, dentro ou fora do Ibovespa e outros índices, que tiveram grande volume de negociação.