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JHSF vende participação em shopping de Manaus por R$ 82 milhões
A Capital foi a assessora financeira do grupo na operação.
O comando da companhia já havia informado ao mercado que poderia se desfazer de sua parcela final no ativo, porque vinha reduzindo sua posição em negócios não estratégicos. No começo do ano passado, o grupo disse que, como parte de um plano de reciclagem de capital, vendas de participações minoritárias de alguns empreendimentos ocorreriam, como no Ponta Negra e no Shopping Bela Vista, em Salvador (BA), ambos não alinhados com a estratégia principal da companhia focada no segmento de alta renda. Ao mesmo tempo, o comando reiterava os planos de expansão do Catarina Fashion Outlet e do Shops Faria Lima (em construção).
Apesar de Manaus ter um mercado consumidor menor que praças do Sudeste, a capital amazonense reúne empreendimentos de grandes grupos, e tem se tornado mais competitiva, exigindo mais investimentos dos controladores. Na cidade, há o Manauara Shopping, do grupo Allos, um dos líderes na capital, e o Amazonas Shopping, um dos mais tradicionais, aberto em 1991, com 28% nas mãos da Allos. Com base nos valores anunciados, é possível concluir que o Ponta Negra foi avaliado em cerca de R$ 455 milhões.
Em maio de 2024, a JHSF anunciou a venda de parcela no Bela Vista e Ponta Negra, envolvendo aproximadamente 14% e 22% dos empreendimentos, respectivamente, para o fundo de investimento imobiliário XP Malls.
Depois disso, a empresa assinou um memorando com parte dos coproprietários do Bela Vista para se desfazer de mais 10,70%, por R$ 79,1 milhões. Somada a transação de 14,31%, anunciada em maio, a companhia reduziu para 1% a sua participação no Bela Vista.
A respeito do memorando comunicado nesta sexta-feira (03), Augusto Martins, CEO da JHSF, disse que foi concluído “um processo importante” de venda de ativos que não estavam alinhados com os objetivos estratégicos da companhia – desde o início de 2024 foram negociados, por meio de operações com seus ativos, um volume de cerca de R$ 700 milhões.
Após a transação, os negócios de shopping centers da JHSF passam a se concentrar no Shopping Cidade Jardim, no Shops Jardins e no futuro Shops Faria Lima, todos na cidade de São Paulo, no Catarina Fashion Outlet, maior outlet do Brasil, e em breve no Boa Vista Village Town Center (previsto para abrir neste ano), ambos no interior paulista.
Segundo dados do terceiro trimestre de 2024, a receita dos shoppings do grupo cresceu no trimestre por conta da alta de 25,3% das vendas dos lojistas, impulsionado principalmente, pelos shoppings voltados para a camada de alta renda. A receita líquida subiu 20%, e as vendas “mesmas lojas” (em operação há mais de um ano), avançou cerca de 15%.
*Com informações do Valor Econômico
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