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Carlos Tavares, CEO da Stellantis, renunciou após queda nos lucros e desaceleração nas vendas nos EUA. John Elkann assumirá interinamente até a nomeação de um novo CEO em 2025. A Stellantis, formada pela fusão da Fiat Chrysler e Peugeot-Citroen, enfrenta desafios para manter a inovação e reduzir custos.
Na tarde deste domingo (1) chegou ao mercado a informação de que o CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares, estava se afastando do cargo. A revelação partiu da Bloomberg.
E a confirmação aconteceu no final do dia. Em um informativo, a Stellantis informou que aceitou a renúncia de Carlos Tavares.
A renúncia do executivo acontece depois da queda nos lucros da companhia. Além disso, a empresa vem registrando uma desaceleração nas vendas nos Estados Unidos, principalmente de SUVs Jeep e carros Fiat – marcas fortes da Setllantis.
Ainda segundo a empresa de mídia, o novo CEO assumirá ao longo do primeiro semestre de 2025.
Até lá, a empresa será comandada por John Elkann, presidente do Conselho de Administração.
As marcas de carros da Stellantis
A montadora Stellantis nasceu da fusão entre Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com a Peugeot-Citroen (PSA Group).
Em 2021, quando saiu a união entre as companhias, a Stellantis detinha 14 marcas. Eram dela: Citroen, Alfa Romeo, Ram, Fiat, Dodge, Chrysler, Jeep, Maserati, Peugeot e Ram.
A empresa vende seus carros para cerca de 130 países.
Tavares já era, então, o CEO da Stellantis. Antes disso, ele era presidente da PSA. Sua missão era dar escala para a empresa, usar sinergias ao máximo para que a inovação fosse o denominador comum para todas as marcas.
Assim, quando assumiu, Tavares havia se comprometido publicamente que a Stellantis iria ter uma redução nos custos de pelo menos 5 bilhões de euros até este ano de 2024. Quase metade dos cortes de gastos estava focada na produção.
Quem é Carlos Tavares
O português Carlos Tavares tem 66 anos e é de Lisboa.
Mas quando completou 17 anos mudou-se para a França, onde estudou no Lycée Pierre-de-Fermat em Toulouse.
Assim, já em 1981, Tavares se formou em engenharia mecânica, pela École Centrale Paris.
O primeiro emprego do executivo no setor automobilístico foi na Renault, em 1981. Lá, ele trabalhou em vários cargos, até chegar à vice-presidência de estratégia e desenvolvimento.
Tavares também passou pela Nissan, onde era responsável pelas Américas do Norte e do Sul.
De 2011 a 2014, o executivo foi diretor de operações da Renault. E em 2014, ele passou a responder como CEO da Peugeot-Citroen.