Por que a Novo Nordisk coloca o Brasil como estratégico para o Wegovy?
Por que a Novo Nordisk coloca o Brasil como estratégico para o Wegovy?
A companhia iniciou neste mês a distribuição do medicamento à rede farmacêutica e, até o final desta semana, o Wegovy deve estar disponível nacionalmente
Sem tempo? Nossa ferramenta de IA resume para você! Clique abaixo para ler
A Novo Nordisk iniciou a distribuição do Wegovy no Brasil, um medicamento para emagrecimento com semaglutida, mesmo princípio ativo do Ozempic. O Wegovy, aprovado pela Anvisa, promete uma perda média de peso de 17% e redução de 20% no risco de doenças cardiovasculares. A empresa destaca que 25% da população brasileira é obesa e quase metade está com sobrepeso. A patente da semaglutida expira em 2026, o que deve reduzir o custo do tratamento. No primeiro semestre, a Novo Nordisk registrou lucro operacional de 57,8 bilhões de coroas dinamarquesas, alta de 18%.
A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk afirma que o Brasil é um mercado estratégico para o Wegovy, “irmão mais novo” do Ozempic. Isso devido ao alto percentual de pessoas obesas e com sobrepeso no país.
Então, a companhia iniciou neste mês a distribuição do medicamento à rede farmacêutica e, até o final desta semana, o Wegovy deve estar disponível nacionalmente. Durante teleconferência de resultados do segundo trimestre, a afirmou que já estava abastecendo suas lojas com a caneta emagrecedora.
O princípio ativo do Wegovy é a semaglutida, mesmo composto do Ozempic, lançado pela Novo Nordisk em 2019. Porém, os dois medicamentos têm concentrações diferentes do princípio ativo e, portanto, recomendações médicas distintas.
Assim, o Ozempic foi estudado e lançado originalmente como tratamento para diabetes, apesar do uso atípico (“off label”) para emagrecimento. Já as pesquisas clínicas do Wegovy com 150 mil pacientes aprovaram a maior concentração de semaglutida, com níveis seguros, para uma perda média de peso de 17%.
Wegovy no Brasil
A general manager da Novo Nordisk no Brasil, Isabella Wanderley, afirma que o lançamento de uma nova marca para a semaglutida injetável ocorreu devido a questões regulatórias de outros mercados globais. O uso de um mesmo medicamento — o Ozempic — para tratamento de duas doenças distintas poderia dificultar o reembolso dos sistemas de saúde para os pacientes.
Dessa maneira, o lançamento representa uma alternativa para as pessoas que desejam perder uma grande quantidade de peso sem recorrer a intervenções cirúrgicas. Isso na avaliação da diretora da área médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar. A companhia destaca que 25% da população brasileira é obesa e quase metade está com sobrepeso.
“Nós tínhamos opções de medicamentos em que a redução de peso não chegava a 5%, então havia esse espaço entre o tratamento clínico e a cirurgia bariátrica, cuja perda de peso é de 25%”, afirmou Mattar em coletiva de imprensa.
Medicamento para emagrecimento
De acordo com ela, o Wegovy é o único medicamento para emagrecimento disponível no mercado que reduz risco de doenças cardiovasculares em 20%.
A Novo Nordisk aponta que o Wegovy foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2 de janeiro do ano passado, com a prescrição para o tratamento de obesidade. O Wegovy age sobre o hipotálamo, região do cérebro, agindo por via dopaminérgica. O medicamento hoje é produzido na Dinamarca e nos Estados Unidos.
Priscila Mattar destaca que a patente da semaglutida acabará em 2026, o que permitirá a produção de outras marcas, além de medicamentos genéricos. Com isso, o do tratamento mensal com semaglutida deve cair.
Por último, a Novo Nordisk registrou lucro operacional de 57,8 bilhões de coroas dinamarquesas no primeiro semestre do ano, alta de 18% no comparativo com o mesmo intervalo de 2023. Enquanto as vendas do segmento de diabetes e obesidade cresceram 26%, para 125 bilhões de coroas dinamarquesas.