Nassim Taleb: 3 lições de investimentos do ‘Nietzsche de Wall Street’

Uma pitada de filosofia no dia-a-dia da gestão da sua carteira pode fazer a diferença para entender os erros e adquirir ânimo para investir

A reflexão na hora de investir é sempre bem-vinda. Mas qual a conexão entre a filosofia e o mundo dos investimentos? O ensaísta e filósofo Nassim Taleb, ex-operador do mercado financeiro que ficou conhecido como “Nietzsche de Wall Street” —numa referência ao pensador alemão Friedrich Nietzsche (cuja morte completou 122 anos no último dia 25 de agosto)—, é um dos expoentes que endossam a convergência desses dois universos.

Antes de publicar os best-sellers “A Lógica do Cisne Negro” e “Antifrágil”, Nassim Taleb viveu o sobe e desce dos mercados na pele.

Da combinação da sua experiência como trader à sua filosofia ácida e, por vezes, bastante controvérsia, é possível tirar algumas lições do filósofo líbano-americano para quem investe.

Retorno do mercado x sua carteira

“Se o investidor eventualmente tiver que reduzir sua exposição por causa de perdas, ou por causa da aposentadoria, ou porque se casou novamente, ou porque mudou de ideia sobre a vida, seus retornos serão divorciados dos do mercado”.

A frase de Taleb diz muito sobre expectativas em relação à rentabilidade da carteira. Primeiramente, é preciso levar em conta os impostos e, como ele mesmo diz, qualquer mudança de rota poderá refletir nos rendimentos. Então, tome o mercado apenas como uma base, mas nunca como um fim.

O risco pode ser uma coisa boa

Para Taleb, as pessoas sempre deveriam correr algum risco nos investimentos. O ponto de atenção é não agarrar um tipo de risco que faça você perder mais dinheiro do que deve.

A ideia é que os erros sejam pequenos o suficiente para evitar uma falência, mas grandes o suficiente para aprender. “Pular de um banco seria bom para você e seus ossos, enquanto cair do vigésimo segundo andar nunca será assim. Pequenos ferimentos serão benéficos”, disse o ensaísta.

Vá no simples e no que você realmente entende

“As pessoas que são criadas, selecionadas e remuneradas para encontrar soluções complicadas não têm incentivo para implementar soluções simplificadas… Nunca pague pela complexidade da apresentação quando tudo o que você precisa é de resultados.”.

Mais uma frase de Taleb que fez você pensar na sua vida e nas suas escolhas, certo? Afinal, é comum tentarmos enxergar na complexidade as soluções para problemas que ainda não conseguimos solucionar. Então, vá no simples e no que você conhece. A solução virá de forma mais rápida.

Nos investimentos, é assim: não adianta você querer investir na estrutura mais complexa se ela não serve para o seu objetivo e se você mesmo não a entende 100%. De alguma forma, isso

virará contra você em algum momento. Por isso é tão importante saber os limites e saber quando você precisa estudar mais para chegar mais longe.

Por Leonardo Pinto, jornalista e editor do Feed de Notícias do íon. Artigo originalmente publicado no Feed de Notícias do íon Itaú. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.