Gestoras começam a ver Ibovespa abaixo de 120 mil pontos e sobem apostas para dólar

Ibovespa abaixo de 120 mil pontos em 2024 é cogitado por quase 20% das gestoras consultadas pelo BofA em relatório de abril

Ibovespa abaixo dos 120 mil pontos passou a ser algo a ser considerado por gestoras consultadas pelo Bank of America, segundo relatório de abril.

Em março, não havia projeções que apontavam o IBOV abaixo dos 120 mil pontos. Mas, agora, perto de 20% das gestoras exergam este cenário.

O relatório do BofA, feito com mais de trinta gestoras que operam mais de US$ 70 bilhões em fundos na América Latina, foi divulgado no último dia 16, data em que o Ibovespa havia alcançado, até aquele momento, o menor patamar no ano.

Outras projeções

Também está perto de 20% o total de gestoras consultadas pelo BofA que enxergam o principal índice da bolsa entre 120 mil e 130 mil pontos.    

A maior aposta ainda é para o índice acima dos 140 mil pontos. Contudo, o percentual de gestoras que acreditam neste cenário caiu de 36% em março para 28% em abril.

Dólar

Nesse ambiente, as gestoras também aumentaram a aposta para o dólar acima de R$ 5,10. Em março, apenas 3% previam a moeda norte-americana neste patamar. Agora, esse número está em 31%.

Dessa forma, em março, apenas 24% das gestoras indicavam a moeda norte-americana mais forte em 2024 do que em 2023, mas essa aposta subiu.

Agora, 47% passaram a ver um dólar mais robusto do que no ano passado.

Ibovespa: análise anterior

Anteriormente, no começo de março, quando a bolsa de valores já andava de lado, a Inteligência Financeira consultou analistas com uma pergunta: a bolsa poderia crescer neste ano, atingindo novos recordes?

À época, a resposta foi que sim, a bolsa teria fôlego.

De lá para cá, novas quedas surgiram e se tornaram até frequentes. E como mostra o BofA, o humor dos gestores parece estar mudando.