3 músicas de Bob Marley que levam à reflexão sobre investimentos ESG

Ideais do astro jamaicano estão presentes em vários assuntos, até no meio financeiro

Em 2023, a morte de Bob Marley completa 42 anos. Restaram as melodias, letras, homenagens estampadas em camisetas e, principalmente, seus ideais de mundo. E esses ideias podem, inclusive, ser aplicados para o mundo dos investimentos.

No Brasil, o episódio virou uma homenagem com a criação do Dia Nacional do Reagge, em 11 de maio. E, realmente, Marley e reagge são quase sinônimos hoje em dia. É praticamente impossível ouvir o gênero sem ter a influência do ídolo jamaicano.

Assim, seu legado musical continua a inspirar pessoas de todo o mundo e suas letras trazem ensinamentos que podem ser relacionados aos critérios ESG, cada vez mais inseridos no radar dos investidores. 

Por isso, separamos algumas músicas de Bob Marley que podem remeter ao conceito de ESG e sobre a importância de olhar com atenção para questões ambientais, sociais e de governança.

Vamos a elas:

1. Get up, stand up

Um dos principais hits da carreira de Marley, Get up, stand up é como se fosse um chamado para as pessoas se levantarem e lutarem pelos seus direitos, com coragem e determinação.

Afinal, este pode ser um ensinamento para empresas olharem com afinco para questões sociais de seus funcionários, parceiros e de seu público como um todo. A responsabilidade social corporativa é um dos principais pilares do ESG, conectando o aspecto do “S” (social) e do “G”, de Governança. 

2. Redemption Song

Aliás, esta música é um hino de esperança e liberdade, incentivando as pessoas a se libertarem de suas amarras e alcançarem seu verdadeiro potencial. Quem ouve a canção do astro jamaicano já pode pensar sobre a importância da diversidade e inclusão no meio empresarial, outro pilar importante dos investimentos ESG.

3. Concrete Jungle

“Nenhum sol vai brilhar no meu dia hoje. A alta lua amarelada não sairá para brincar. A escuridão tem coberto minha luz. E transformou meu dia em noite. Onde este amor pode estar? Alguém pode me dizer? Porque a minha vida, doce vida, deve estar em algum lugar para ser encontrada ao invés de uma selva de concreto, onde viver é muito mais difícil!”

Conforme você viu acima, a estrofe inicial de “Concrete Jungle” demonstra a preocupação de Bob Marley, em 1973, em relação à grande industrialização do mundo em detrimento do meio ambiente e dos recursos naturais. 

Logo, a inspiração dessa música vem até os dias de hoje, em que a questão climática é a principal preocupação de ambientalistas e, mais recentemente, das empresas que vêm aderindo com veemência a causa ESG.

A influência de Marley

Sendo assim, essas são apenas algumas das músicas de Bob Marley que trazem ensinamentos importantes que podem ser aplicados ao investimento pelo método ESG. 

De fato, Marley continua a inspirar pessoas em todo o mundo, e seu legado é um lembrete de que podemos fazer a diferença ao investir em empresas que são socialmente responsáveis e ambientalmente conscientes.

*Texto escrito por Leonardo Pinto, jornalista e editor do feed de notícias do íon Itaú, onde o artigo foi originalmente. Para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.