Os principais índices acionários americanos foram às mínimas do dia nesta tarde, no momento em que os participantes do mercado se mantêm atentos à escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia. A busca por segurança também alimenta a demanda pela dívida americana, o que derruba os rendimentos dos Treasuries, em um movimento de aversão a risco enquanto tropas russas se aproximam de Kiev.
Por volta de 13h55, o índice Dow Jones recuava 1,94%; o S&P 500 cedia 1,51%; e o Nasdaq exibia queda de 1,33%.
“As crescentes tensões Rússia-Ucrânia provocam uma resposta na ‘valuation’ das ações americanas. O aumento das preocupações geopolíticas está colocando em questão o crescimento macroeconômico. Isso, por sua vez, tem implicações para as ‘valuations’ atribuídas aos índices acionários dos EUA”, observam os estrategistas Scott Chronert e Drew Pettit, do Citi, em relatório enviado a clientes. Para eles, enquanto a duração e a extensão do conflito ainda não estão determinadas, “os níveis dos preços das commodities diminuem a confiança na recuperação pós- pandemia em andamento”.
Na avaliação dos estrategistas do Citi, embora isso aconteça, pode haver pressão menor para o Federal Reserve (Fed) apertar sua política monetária, como tem se refletido na curva de juros americana, com queda firme dos rendimentos dos Treasuries. “A partir daqui, esperamos uma trajetória gradual de alta para as ações americanas, mas com ‘valuations’ implícitas mais baixas devido a um prêmio de risco geopolítico mais elevado”, dizem Chronert e Pettit.
No horário acima, o retorno da T-note de dois anos recuava 12,3 pontos-base, para 1,309%, enquanto o rendimento da T-note de dez anos cedia para 1,696%.