Mercado opera hoje de olho na inflação de amanhã

Expectativa está na divulgação do IPCA nesta terça-feira

A segunda-feira tem talvez como principal ponto de atenção o Boletim Focus, divulgado a partir das 8h25 pelo Banco Central. O documento apresenta as projeções considerando expectativas de especialistas do mercado financeiro para o PIB, a Selic e o IPCA, por exemplo.

Mas é o índice de inflação a ser divulgado amanhã pelo IBGE, o IPCA, que deve cercar de expectativas o mercado. Espera-se que um resultado favorável possa contribuir ainda mais para a já esperada queda da taxa básica da economia, a Selic, na próxima reunião do Copom – o encontro está marcado para os dias 1 e 2 de agosto.

Na sexta-feira

O Ibovespa fechou a semana passada em alta. Na sexta, o crescimento foi de 1,25% (118.897 pontos). Na semana, a alta foi de 0,69% e no ano a valorização chegou a 8,35%. Os resultados positivos encontraram abrigo na aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados – o texto, após votação em dois turnos, seguirá para o Senado.

No fim da semana passada, o dólar caiu 1,30% e fechou a semana a R$ 4,86. Mas na semana, a moeda norte-americana apresentou alta de 1,69%.

No exterior

Não há, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, algo marcante na agenda desta segunda-feira – espera-se para quarta-feira, entretanto, a divulgação do CPI, o índice de preços ao consumidor de junho nos Estados Unidos e, no mesmo dia, a divulgação do Livro Bege do Federal Reserve.