IF HOJE: ata do Fed indica que altas nos juros americanos virão mais rápido do que o esperado

BC dos EUA também sinalizou o fim da compra de títulos

Nesta quarta-feira (16), o Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos) divulgou a ata de sua última reunião de política monetária, em janeiro. O documento trouxe detalhes da estratégia da autoridade de subir os juros americanos e tudo indica que o processo deve começar em março, dada a preocupação com a inflação, que tem se mostrado mais resistente do que o previsto.

Também em março acaba o programa de compra de títulos do Fed, que tem cerca de US$ 9 trilhões de bonds.

Por que importa?

O ciclo de alta de juros nos EUA pode ser mais apertado do que o anteriormente pensado, após o CPI (índice de preços ao consumidor dos EUA) vir acima do esperado em janeiro. Agora, o mercado espera sete elevações de 0,25 ponto percentual nos juros americanos e bancos como Citi, Grant Thornton e Deutsche Bank projetam um aumento de 0,50 ponto nos juros americanos já agora em março.

Fique por dentro:

Chuvas em Petrópolis

Um temporal na tarde de terça (15) matou ao menos 35 pessoas, segundo o G1. Em seis horas, choveu mais do que a média histórica para todo o mês de fevereiro. Morros vieram abaixo, carregando pedras do tamanho de carros, soterrando ao menos 80 casas e bloqueando ruas. Os bombeiros seguem no trabalho de busca a sobreviventes.

Privatização da Eletrobras

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nessa terça (15) a primeira fase dos estudos técnicos para a privatização da Eletrobras. Os valores aprovados serão usados agora para auxiliar na definição do preço da ação que será aplicado na capitalização da empresa, fase que ainda passará pelo escrutínio do TCU. Conforme revelado há duas semanas pelo jornal Valor Econômico, o ministro Vital do Rêgo apresentou um erro metodológico no cálculo do valor agregado aos contratos (VAC) da estatal, que totalizariam em uma perda de R$ 34 bilhões para a União apenas com o bônus de outorga.

Resgate do BC

Herdeiros também podem resgatar eventuais valores esquecidos em bancos pelo trabalhador que faleceu. Segundo o Banco Central, o passo a passo será divulgado em breve para que terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado) também façam o resgate.

Tensão esfria na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça que não deseja uma guerra na Europa e que está pronto para seguir negociando com o Ocidente algumas medidas de segurança para reduzir as tensões envolvendo a Ucrânia. Putin confirmou que irá retirar parte das tropas russas na fronteira com a Ucrânia, em um sinal para aliviar a crise que se agravou nos últimos dias.

Aparentemente mantendo o ceticismo em relação às declarações russas de que estava retirando parte das tropas da fronteira com a Ucrânia, o presidente americano, Joe Biden, disse nesta terça que uma invasão da Ucrânia por parte da Rússia “permanece possível”.

Num pronunciamento transmitido pela TV americana, Biden voltou a advertir Moscou de que “os EUA e seus aliados estão preparados para impor as mais duras sanções e controle de exportações à Rússia em caso de invasão”.

Covid-19

Segundo levantamento da imprensa, o Brasil registrou 909 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias estaduais de Saúde do país, nesta terça (15). Com isso, o total de óbitos pelo novo coronavírus subiu para 639.822.

A média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 847 por dia – completando oito dias acima da marca de 800 –, um aumento de 30% em relação aos casos registrados em 14 dias.

O número de novos casos conhecidos de covid-19 de segunda para terça foi de 123.827, elevando o total de infectados para 27.664.958. A média móvel de casos do novo coronavírus nos últimos sete dias foi de 127.077 por dia, um recuo de 29% em relação aos casos registrados em 14 dias.