- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Ibovespa avança com apoio de Vale e Petrobras no último pregão do ano
Ibovespa avança com apoio de Vale e Petrobras no último pregão do ano
Na última sessão do ano, o Ibovespa apresenta alta no início dos negócios com o avanço de ações de blue chips. Entre os destaques estão papéis da Vale e da Petrobras. Discussões em torno das emendas parlamentares são monitoradas de perto por investidores. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino manteve suspensos os repasses de parte das emendas parlamentares que haviam sido liberadas.
Por volta das 10h35, o Ibovespa avançava 0,42%, aos 120.772 pontos, em uma sessão sem grandes propulsores locais. O futuro do S&P 500 cedia 0,94% e o Stoxx 600 caía 0,45%. No mesmo horário, as ações da Vale subiam 1,43%, enquanto as ações PN da Petrobras têm alta de 1,37% e as ON têm ganhos de 1,24%. Com a queda dos juros futuros depois da abertura dos negócios, papéis do GPA são destaque de alta, no valor de 6,56%.
No horário acima, os papéis da Hypera apresentam queda de 1,33%. O investidor e fundador da farmacêutica João Alves de Queiroz Filho aumentou a participação no capital social da companhia para 26,4%. A aquisição ocorre uma semana depois que Carlos Sanchez, controlador e presidente da EMS, ter adquirido, via fundo de investimento, 6,02% das ações da concorrente, o que representou um aumento em relação aos 5% que ele detinha antes.
Ações da Brava Energia, por outro lado, avançam 2,13% depois da notícia de que a companhia retomou oficialmente hoje a produção no campo de Papa-Terra após receber autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última sexta-feira. As operações estavam paralisadas desde setembro.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir