Empresas americanas estão tentando se afastar da revanche Trump-Biden

Muitas companhias estão adotando uma postura mais rígida em relação ao ativismo no local de trabalho após tolerarem as práticas por muito tempo

No meio do que muitos esperam ser a campanha presidencial mais tóxica da história moderna, as empresas americanas estão se esforçando ao máximo para ficar fora do radar político.

Alguns CEOs estão elaborando planos privados para orientar os funcionários a não esperarem por comentários sobre assuntos políticos em reuniões. Outros estão reconsiderando iniciativas eleitorais comuns, como campanhas para aumentar a participação nas eleições, temendo que estas possam ser vistas no momento atual como partidárias.

Várias empresas também estão adotando uma postura mais rígida em relação ao ativismo no local de trabalho após tolerarem as práticas por muito tempo.

Em um memorando recente após protestos de funcionários contra a guerra na Faixa de Gaza, o CEO do Google, Sundar Pichai, disse que não queria que a empresa “lutasse por questões disruptivas ou debatendo política”, observando que, em última análise, “somos um local de trabalho”. A empresa demitiu dezenas de funcionários por atividades protestos nos escritórios da empresa contra os contratos do Google com Israel.

Executivos estão orientando os gerentes a baixarem a temperatura.

Na Cisco Systems, a principal executiva de recursos humanos da empresa, Francine Katsoudas, planeja aconselhar os gerentes nos próximos meses a estarem cientes de que os funcionários estarão experimentando uma mistura de sentimentos ligados à eleição.

A abordagem para a corrida presidencial deste ano é uma inversão acentuada para muitos empregadores. Em 2020, CEOs se manifestaram sobre tópicos divisivos, sentindo pressão dos funcionários e clientes para compartilhar opiniões sobre a eleição e questões como acesso ao voto.

Após anos navegando em debates sobre imigração, aborto, direitos dos homossexuais e equidade racial, muitos executivos dizem que a fadiga tomou conta. Com o mercado de trabalho agora esfriando, os funcionários também têm menos poder para cobrar respostas, dizem consultores corporativos.

Neutralidade

Muitos trabalhadores querem que as empresas permaneçam apolíticas. Em uma pesquisa com 532 funcionários americanos realizada no início deste ano, 28% sentiram que os empregadores deveriam realizar eventos relacionados às eleições, como fóruns e debates, enquanto 71% sentiram que os empregadores deveriam manter o local de trabalho politicamente neutro, de acordo com o Weber Shandwick Collective, um grupo de marcas de marketing e comunicações.

“O local de trabalho não é um local para resolver todas as questões políticas do país ou do mundo”, disse Evan Smith, CEO da startup de inteligência artificial Altana, que tem cerca de 175 funcionários e se concentra em questões de cadeia de suprimentos. Ele não planeja comentar sobre política em reuniões de toda a empresa.

“Nós temos uma missão. E todos estão dispostos a fazer a missão acontecer.”

Incidentes anteriores agora ajudam a guiar como algumas empresas abordam temas políticos no trabalho.

Jeremy Brandt, CEO da WeBuyHouses.com, disse que sua empresa implementou políticas de resolução de disputas após alguns incidentes voláteis ocorrerem no escritório da empresa em Dallas durante eleições anteriores.

Em 2016, um membro da equipe de vendas, que em grande parte apoiava o republicano Donald Trump, entrou no departamento de marketing dizendo “Hillary corrupta”, apelido de Trump para sua rival democrata, Hillary Clinton.

A equipe de marketing, muitos dos quais apoiavam Clinton, disse ao CEO que estavam cansados. Brandt se reuniu com alguns funcionários individualmente.

“Eu adoro falar sobre política”, disse Brandt, “mas se alguém não quiser falar sobre esses tópicos, nunca deveria ter que falar sobre eles – nunca – no local de trabalho.”

Escaramuças

Embora os executivos reconheçam que provavelmente será quase impossível evitar discussões políticas por completo no local de trabalho, o que as empresas querem evitar são escaramuças dentro das organizações que distraiam os funcionários ou atraiam reações negativas dos clientes.

Jeanne Meister, consultora de local de trabalho que trabalha com grandes empresas de serviços profissionais, TI e varejo, tem recomendado que os clientes incentivem discussões civilizadas em pequenos fóruns comunitários.

Os empregadores também não estão se afastando completamente do processo político.

Grandes empresas continuam sendo uma fonte importante de doações políticas, embora mais empresas do S&P 500 tenham reduzido seus gastos nos últimos anos ou concordado em divulgar melhor seu financiamento de políticos, de acordo com uma análise do Centro de Responsabilidade Política, uma organização sem fins lucrativos.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico