Conheça a Hygia, a startup de saúde que atraiu € 3 milhões — e o craque Dani Alves
A Hygia, startup gaúcha que faz um “score de saúde” dos funcionários de empresas para intermediar a oferta de produtos e serviços que vão de check-up e seguros ao financiamento de cirurgias, levantou € 3 milhões em uma rodada de investimento. A informação, em primeira mão, foi publicada pela coluna Capital, no site do Globo.
Segundo a startup, a rodada “semente” — a primeira substancial na trajetória de uma empresa nascente — é liderada por um grupo de empresários de Belo Horizonte que atuam no nicho de energia solar e estão reunidos em uma holding chamada AMAD. Também participaram da rodada o jogador de futebol Daniel Alves e o ex-nadador Joel Jota, que se tornaram “embaixadores” do negócio este mês e estão ingressando no conselho.
A companhia já havia anunciado no ano passado que recebeu aporte de US$ 1 milhão da família Martins, uma das acionistas da fabricante de ônibus Marcopolo. A Hygia não informou em quanto foi avaliada com o novo investimento.
A ideia para a Hygia — o nome vem da deusa grega da saúde — surgiu em 2019, do encontro entre Maikol Parnow e Alexandre Parma. O primeiro fez carreira corporativa e, à época, trabalhava na área comercial da GE Saúde vendendo equipamentos de ressonância da gigante americana. Já Parnow, médico que fundara uma fornecedora de radiofármacos para exames PET-Scan em diagnósticos oncológicos, era cliente. Em conversas sobre inovação na saúde, os dois decidiram empreender juntos.
Inicialmente, a startup operou como uma fintech sob o nome Hygia Bank, cujo plano era ajudar o cliente a pagar a co-participação de planos de saúde. Mas nome e modelo mudaram, e agora a companhia oferece uma solução de saúde para empresas, com foco nos funcionários.
Nosso app tem um questionário que monta uma espécie de “score de saúde” dos funcionários das empresas que nos contratam. A gente transforma esses dados em um relatório estatístico sobre a saúde do time que é útil para a empresa. E, a partir do diagnóstico, podemos oferecer produtos de saúde, como financiamento de cirurgias, check-up, seguros etc. — diz Parnow.
Sediada em Porto Alegre, a Hygia está usando a notícia do aporte como lançamento comercial oficial de sua operação. Por enquanto, a companhia tem oito empresas como clientes e cerca de 20 mil usuários. Em nove meses de operação piloto, o faturamento foi de R$ 1,2 milhão, segundo a companhia.
O foco agora é ganhar tração nos seus dois mercados prioritários — Rio Grande do Sul e São Paulo — antes de expandir geograficamente a operação.