Como os brasileiros estão fazendo suas compras?

Segundo relatório Análise do Comportamento de Consumo, os brasileiros têm optado mais pelo parcelamento na hora de comprar algum bem ou serviço
Pontos-chave:
  • A Geração Z foi aquela que mais fez compras pela internet
  • Outros pagamento por meio digitais também tiveram um aumento no segundo trimestre de 2022

Com a chegada da pandemia, e as restrições impostas pelo coronavírus, a forma como os brasileiros consumiam produtos e serviços mudou. Afinal de contas, muitas pessoas passaram a usar a internet para realizar suas compras.

Por outro lado, com o fim das restrições, como o consumidor vem se comportando na hora de adquirir algum bem ou serviço?

Segundo o relatório Análise do Comportamento de Consumo, apresentado nesta terça-feira (16), o segundo trimestre desse ano apontou um crescimento de 35% do valor transacionado no varejo, no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Desse montante, cerca de 24% das compras foram realizadas online.

De fato, a Geração Z – indivíduos entre 18 e 24 anos – foi aquela que mais fez compras pela internet, registrando um aumento de 116% no faturamento online.

Brasileiros parcelando mais suas compras

O relatório foi realizado pelo Itaú Unibanco em parceria com a Rede, empresa de meios de pagamento da própria instituição financeira, e foi baseado nas compras com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede.

Além disso, uma informação que chamou bastante a atenção é a de que a maioria dos brasileiros (52%) optou por pagar suas compras no sistema de parcelamento. Isso representou um aumento de 36% no valor transacionado da compra parcelada na comparação com o segundo trimestre de 2021.

“Esse crescimento da compra parcelada, mesmo que pequeno no comparativo com o primeiro trimestre (algo em torno de 2%), tem a ver com o momento econômico do Brasil, com alta da taxa de juros e da inflação. Até porque, a gente começa a ver parcelamento em item que não era trivial, como restaurante e cinema”, afirma Mario Miguel, diretor de cartões do Itaú Unibanco.

Consumo dos brasileiros por setor

Mesmo com a alta dos preços das passagens áreas, o turismo foi o que teve um aumento bastante expressivo nesse segundo trimestre de 2022: cerca de 205% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Veja só quais categorias que tiveram maior crescimento no consumo:

Pagamentos digitais

Outro dado bem interessante do relatório envolve o pagamento por meio digitais. No segundo trimestre de 2022, o valor transacionado nas carteiras digitais, mais conhecidas como wallets, que são aquelas em que você faz o pagamento por aproximação com o celular, teve um crescimento de 136% no comparativo com o mesmo período de 2021.

Além disso, o Pix, mais uma vez, vem se mostrando o meio de pagamento queridinho dos brasileiros. Isso porque, de acordo com o relatório, houve um crescimento de 124% no valor transacionado e 305% na quantidade de operações.

Vale saber que esses dados consideraram transações realizadas de pessoa física para pessoa jurídica.

Solidariedade correndo nas veias

E para fechar, a gente traz aquela informação que aquece o coração: os brasileiros continuam solidários, mesmo no atual cenário econômico. As doações e apoio a organizações que realizam ações sociais tiveram um aumento de 48% no valor transacionado e de 68% no número de transações.

E as regiões Norte e Nordeste foram as que mais tiveram crescimento no valor movimentado em doações e apoios: 77% e 118%, respectivamente.

Que grande parte dos brasileiros continue assim, caridoso com o próximo.