- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Bolsas de NY fecham em queda com temores sobre aperto do Fed, apesar de dados econômicos fracos
Bolsas de NY fecham em queda com temores sobre aperto do Fed, apesar de dados econômicos fracos
Os índices acionários de Nova York fecharam a sessão desta terça-feira em queda com os investidores ainda tentando avaliar os temores sobre o aperto monetário do Federal Reserve (Fed), enquanto esperam pelos comentários do presidente do BC americano, Jerome Powell, na sexta-feira.
Após ajustes, o Dow Jones fechou em queda de 0,47%, a 32.909,59 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,22%, a 4.128,73 pontos, e o Nasdaq ficou praticamente estável, perdendo apenas 0,27 ponto, a 12.381,30 pontos.
Os índices americanos abriram em queda, mas reverteram temporariamente as perdas após a divulgação de uma série de dados negativos nos EUA, que reforçam a esperança de que o Fed seja forçado a reduzir o ritmo de alta de juros para . O Dow Jones e o S&P 500 voltaram a terreno negativo ainda no começo da tarde, mas o Nasdaq se manteve positivo pela maior parte da sessão, caindo zerando os ganhos apenas nos instantes finais do pregão.
Os dados econômicos americanos vieram bem piores do que o esperado, reforçando o argumento a favor de uma redução do ritmo de aperto monetário do Fed para evitar uma desaceleração econômica exagerada nos EUA. O PMI de serviços americano caiu a 44,1 pontos em agosto, de 47,3 da leitura anterior e contrariando a expectativa, que era de alta a 49 pontos, enquanto o PMI industrial recuou a 51,3 pontos, contra expectativa de leitura a 51,9 pontos.
As vendas de casas novas nos Estados Unidos caíram 12,6% em julho, para uma taxa anualizada de 511 mil unidades, ficando bem abaixo da expectativa de consenso, que era de queda de 2,7%, a 574 mil. Já o índice de atividade industrial do Fed de Richmond caiu a -8 em agosto, contra expectativa de leitura a -5 pontos.
“A economia americana está claramente desacelerando, mas os dados de hoje do PMI sugerem que ela pode estar enfraquecendo muito mais rápido do que qualquer um esteja esperando”, diz Edward Moya, analista sênior da Oanda, em nota. “O mercado de trabalho americano ainda parece forte, mas o setor privado parece posicionado para começar a demitir funcionários no começo do ano que vem”.
Os investidores seguem à espera agora dos comentários de Powell no simpósio anual de Jackson Hole, na sexta-feira. A expectativa é de que ele reafirme a postura mais “hawkish” (favorável a aperto monetário) que os seus colegas no Fed adotaram na semana passada.
“Os mercados financeiros continuarão instáveis até o discurso de Powell na sexta-feira”, diz Moya. “A economia está claramente desacelerando, mas ainda é cedo demais para o Fed sinalizar que eles serão menos agressivos com o aperto da política monetária”.
Leia a seguir