- Home
- Mercado financeiro
- Economia
- Ações da Eneva despencam com mudança publicada em portaria do MME sobre leilão de capacidade
Ações da Eneva despencam com mudança publicada em portaria do MME sobre leilão de capacidade
Os papéis da Eneva são afetados nesta quinta-feira por uma portaria publicada hoje pelo Ministério de Minas e Energia com regras para um leilão de capacidade para térmicas e hidrelétricas. Segundo analistas ouvidos pelo Valor, o texto publicado permite a contratação das térmicas existentes até 2027. A partir de 2028, porém, apenas novas térmicas poderiam se habilitar.
Por volta das 16h50, as ações da , que são Parnaíba 1 e Parnaíba 3, encerram seus contratos no fim de 2027. Como o leilão para 2027 prevê o início do suprimento em julho, ela não poderia participar do certame.
Um especialista em energia consultado pela reportagem explica que o mercado aguardava que a Eneva conseguiria recontratar ambas as usinas neste leilão. Por essa razão, a mudança nas regras fez as ações serem penalizadas.
Na visão de um especialista em energia, que não quis se identificar, a portaria do MME levanta questionamentos ao não permitir que as usinas existentes possam participar do leilão. “Não tem nenhuma razão para limitar o uso de energia existente”, diz.
*Com informações do Valor Econômico
Leia a seguir