- Home
- Mercado financeiro
- Dólar
- Bolsa e dólar avançam com mercado à espera de sinalização sobre juros nos EUA
Bolsa e dólar avançam com mercado à espera de sinalização sobre juros nos EUA
Após um pregão cheio de volatilidade, o Ibovespa se segurou no azul nesta quarta-feira (24) com ações domésticas subindo. O índice fechou em leve alta de 0,04%, para 112.897 pontos, após oscilar entre perdas e ganhos. O dólar também teve variação positiva e subiu 0,25% ante o real, negociado a R$ 5,1117.
Nos mercados globais, investidores operaram em compasso de espera pelo simpósio de Jackson Hole, o que gera mais cautela. Por outro lado, ganhos em commodities ajudaram a impulsionar o real e demais moedas emergentes.
O simpósio começa amanhã, e terá o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, na sexta-feira. “A volatilidade à espera de um cenário mais claro vindo de Hole deixa o mercado mais dividido”, diz Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora.
Os principais índices acionários dos Estados Unidos tiveram alta após um início de semana duro. O S&P 500 avançou 0,29%, enquanto o Dow Jones subiu 0,18% e o Nasdaq Composite fechou em alta de 0,41%.
Em outra frente, o petróleo Brent subiu 0,99%, negociado a US$ 101,22 por barril. A commodity foi impulsionada pelos comentários feitos ontem pelo ministro da energia da Arábia Saudita, o príncipe Abdulaziz bin Salman, de que o mercado futuro de petróleo está se tornando cada vez mais desconectado dos fundamentos de oferta e demanda da commodity.
O príncipe saudita disse também que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) está avaliando cortes na produção para equilibrar o mercado, um movimento apoiado pelos outros membros do cartel. Em relatório divulgado na semana passada, o Goldman Sacks já havia alertado sobre o comportamento irracional do mercado.
No cenário local, o IPCA-15 – prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – registrou deflação de 0,73% neste mês, segundo informado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã desta quarta-feira (24). O indicador mede a inflação do dia 15 do mês anterior ao dia 15 do corrente.
Destaques do Ibovespa
Ações ligadas ao consumo doméstico tiveram bom desempenho no pregão de hoje. As ações da CVC (CVCB3) fecharam em alta de 11,28% e lideraram as altas do Ibovespa, seguidas por Magazine Luiza (MGLU3), que avançou 8,43%, Natura (NTCO3), que subiu 8,33%, e Positivo (POSI3), que fechou em alta de 8,09% e se consolidou como a queridinha dos investidores neste trimestre, acumulando avanço de 106%.
Com o avanço do petróleo, ações ligadas à commodity também fecharam o pregão no azul. PetroRio (PRIO) subiu 3,46%, 3R Petroleum avançou 1,4% e Petrobras (PETR4) ganhou 0,6%.
Por outro lado, papéis ligados ao minério de ferro pressionaram o Ibovespa, com destaque para a queda de 3,22% das ações da Vale. Usiminas (USIM5), que ontem disparou 9,7%, teve correção hoje e caiu 3,6%. CSN (CSNA3) teve queda de 1,79%.
Leia a seguir