Agenda Semanal: Destaque para balanços corporativos no Brasil, Lula na Europa e definições em Brasília

Em Brasília se aguarda pelo relator do PL do Arcabouço Fiscal além da implementação da CPI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro

A semana que se inicia hoje terá como destaques a cobertura dos balanços de empresas robustas no Brasil, além do retorno de Lula da viagem de seis dias a Portugal e Espanha, além do cenário político, com a espera pela designação do relator do PL do Arcabouço Fiscal na Câmara e a implementação da CPI dos Atos Golpistas do dia 8 de janeiro.

Da Península Ibérica, espera-se que Lula fortaleça e acelere a assinatura do acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia, diante dos encontros com o presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, o primeiro ministro do país, Antônio Costa, além do Rei da Espanha, Felipe VI, e do presidente do país, Pedro Sánchez.

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

O Itamaraty informou que a viagem do presidente para Portugal e Espanha está “no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo”.

Lula deve retornar ao continente no início de maio, onde participará da coroação do rei Charles III e se reunir com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.

Acordo Mercosul-UE

Brasil e Espanha têm interesse na resolução dos impasses que adiam a implementação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que os dois países assumirão ainda neste ano as chefias dos dois blocos.

O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão.

Destaques da temporada de balanços nesta semana

Neste início da temporada de balanços do 1º trimestre de 2023 os destaques selecionados pela IF são as divulgações dos resultados financeiros do Banco Santander (SANB11) nesta terça-feira (25), Vale (VALE3) e Weg (WEGE3) na quarta (26), e Azul (AZUL4), Gol (GOLL4) e Cielo (CIEL3) na quinta (27).

As expectativas do mercado, no entanto, são baixas diante do contexto econômico atual e de poucas mudanças ante o 4º trimestre de 2022.

Os juros continuam altos, aumentando as dívidas e impossibilitando créditos para voos maiores, além de a economia ainda caminhar em passos lentos como um todo.

Agenda da semana

A seguir, os principais eventos e indicadores econômicos desta semana que começa hoje.

Ao longo desse período, os mercados podem operar com maior cautela diante feriado no Brasil no dia 1º de maio, segunda-feira que vem, e das decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos, no dia 3, quarta-feira.

24, segunda

Feriado

Com 90% da população muçulmana, a Indonésia comemora o período que se refere ao Fim do Jejum do ramadã, mês sagrado para o islã, período em que o muçulmano deve se abster de atitudes consideradas pecaminosas e se purificar por meio do jejum, da leitura do Alcorão e das orações.

Agenda do dia

Brasil: Boletim Focus, Transações Correntes,  Investimento Estrangeiro Direto e Fluxo Cambial estrangeiro.

Cingapura divulga seu IPC de março e acumulado de 12 meses. As projeções são de 6,50% no ano e 5,80% no Núcleo anual.

Hong Kong divulga sua taxa de desemprego em março. Em fevereiro foi de 3,3%.

México divulga IPC de abril, com projeções de 0,30% no núcleo e 0,28% no total das duas primeiras semanas do mês.

Estados Unidos divulgam Índice de Atividades do Fed de Dallas e do Fed de Chicago.

Por fim, a Argentina reporta seu índice de atividade econômica.

25, terça

Feriados

Na Indonésia seguem as celebrações do Dia do Fim do Jejum

Austrália e Nova Zelândia no dia ANZAC.

O Dia ANZAC é celebrado em 25 de abril na Austrália e na Nova Zelândia para lembrar a batalha de Gallipoli (Turquia), em que dezenas de milhares de soldados do ANZAC (Forças Armadas da Austrália e da Nova Zelândia) e do Reino Unido perderam as suas vidas na Primeira Guerra Mundial.

As maiores paradas militares do “Dia ANZAC” ocorrem em Canberra, capital da Austrália, e em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia. O Dia ANZAC também é feriado nas Ilhas Cook, Niue, Ilhas Pitcairn e Tonga.

Agenda do Dia

Brasil – Pela manhã serão divulgados os dados de Vendas no Varejo de fevereiro e anual, às 9h, e a pesquisa da FGV de Confiança do Consumidor, às 8h.

No Reino Unido serão divulgados os números da dívida líquida do setor público e o índice CBI de tendências industriais de abril.

Suíça e Hong Kong divulgam suas balanças comerciais.

A Espanha tem dados anuais de sua inflação ao produtor (IPP).

Portugal divulga seu PIB do primeiro trimestre de 2023.

Por fim, a vizinha Argentina reporá suas Vendas no Varejo referentes a fevereiro e anual.

Balanços

Início da temporada de balanços no Brasil – com a divulgação dos resultados financeiro, antes da abertura da bolsa, do banco Santander, que teve no primeiro trimestre, o resultado afetado pela provisão com calote da Americanas (AMER3),

26, quarta

Brasil tem divulgação do IPCA-15, com dados de inflação dos 15 primeiros dias de abril no país, medido pelo IBGE.

As projeções da inflação são de desaceleração de 0,06% em um ano, para 5,30%.

Na Alemanha tem pesquisa Clima do Consumidor, da GfK.

França divulga a pesquisa sobre a confiança do consumidor de abril.

Reino Unido tem pesquisa CBI sobre Varejo e Distribuição em abril.

Nos Estados Unidos, os principais do dia são os Índices de Compras e de hipotecas referentes ao mercado imobiliário, pelo instituto MBA.

Cingapura divulga sua taxa de desemprego, que atualmente é de 2%

Balanços do dia

Vale (VALE3) e WEG (WEGE3) divulgam seus resultados financeiros do primeiro trimestre


27, quinta

Feriado

África do Sul – Dia da Liberdade, data foi criada em virtude da realização das primeiras eleições democráticas do país, em 1994, vencida pelo Nobel da Paz Nelson Mandela.

Agenda

No Brasil, às 8h, a FGV divulga a inflação pelo índice IGP-M mensal, com projeção para 0,15% de aumento em abril.

Às 9h, tem pesquisa de crescimento do setor de Serviços referente ao mês de fevereiro e o acumulado de 12 meses.

E às 14h, o Ministério do Trabalho divulga a evolução do emprego pelo Caged.

Nos Estados Unidos, dados importantíssimos logo pela manhã, por volta das 9h30 (Brasília).

Divulgação do PIB referente ao 1º trimestre de 2023 da maior economia do mundo, com projeção de desaceleração de 2,6% para 2%, o que, se confirmado, mostra o efeito do aumento dos juros na economia real.

Ainda nos EUA, dados da inflação pelo PCE – os preços de despesas do consumidor pessoal – e seus núcleos. A projeção do núcleo do PCE no acumulado do ano é de desaceleração de 4,40% para 4,20%.

Os gringos também divulgam o número de pedidos de seguro desemprego na semana, vendas de novas moradias e o índice de atividades do FED Kansas.

No Japão, será dia de divulgação de inflação ao consumidor, com projeção de 3,1% em 12 meses.

No Japão também terá a nova taxa de desemprego, esperado recuo de 2,6% para 2,4%. Além dos dados de Produção Industrial de março e de Vendas no Varejo do mesmo período. Finalizando com a decisão da nova taxa de juros do país, que deve ser mantida negativa em -0,10% ao ano.

Cingapura tem sua nova taxa de desemprego, atualmente em 2%.

E a Austrália, com inflação ao produtor do trimestre e anual.

Balanços do dia

Gol Linhas Aéreas (GOLL4) e Azul (AZUL4) pela manhã e Cielo (CIEL3) após o encerramento das negociações na B3.

28, sexta

No Brasil, às 9h, serão divulgados os índices de Inflação ao produtor (IPP) de março, além da pesquisa PNAD Contínua, com a nova taxa de desemprego e por fim, o IBC-Br, conhecido como a prévia do PIB.

Antes disso, às 8h30, a Fazenda vai divulgar os dados da Dívida Líquida x PIB, Balanço Orçamentário e o Superávit Orçamentário de março. Às 10h30, a Receita Tributária Federal.

Os números de Produto Interno Bruto (PIB) serão divulgados na: Alemanha, França, Espanha, Itália, Portugal, União Europeia, México e Canadá.

Dados de inflação ao consumidor na Alemanha, com projeção de recuo de 7,4% para 7,2%, além de IPC na França, Espanha, União Europeia e Portugal.

Sábado, 29

Feriado na China – Dia do Trabalho

Ainda na China, divulgação das pesquisas PMI Composto, Industrial, não-manufatura e Industrial Caixin.

Mercado na semana passada

Os ativos locais tiveram um pregão positivo nesta quinta-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes, com os investidores analisando os detalhes do texto do Arcabouço Fiscal, as perdas das commodities, além da cautela no mercado internacional com os juros dos EUA.

A moeda americana recuou 0,54%, cotada a R$ 5,0584. Já no acumulado da semana, o dólar teve alta de 2,92% ante o real.

Ibovespa avançou 0,44% na quinta, aos 104.367 pontos, mas acumulou perdas de 1,8% ao longo da semana.

Leia a seguir

Leia a seguir