Bolsas asiáticas fecham em queda após aperto monetário do Fed
As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta quinta-feira (22), repercutindo a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), que manteve o tom mais agressivo.
O Banco do Japão (BoJ) decidiu manter a sua taxa de juros no negativo, sem aplicar apertos monetários neste momento.
No Japão, o índice Nikkei fechou em queda de 0,58%, a 27.153,83, com as ações dos setores de tecnologia e transporte liderando as perdas, em meio a mais um aperto monetário mais agressivo do Fed. A Recruit Holdings caiu 2,5% e a Nippon Yusen teve queda de 1,2%.
O BoJ decidiu manter as suas taxas de juros ultrabaixas, mantendo-se longe dos apertos monetários, apesar da inflação crescente.
Os investidores estão se concentrando na coletiva de imprensa do governador do BoJ, Haruhiko Kuroda, para entender os próximos rumos da política monetária japonesa.
Já o índice de referência da Coreia do Sul, Kospi, caiu 0,63%, a 2.332,31 após o aumento de 0,75 ponto percentual do banco central americano.
Os piores desempenhos no Kospi incluíram a Kakao Corp., que caiu 4,2%, o KakaoBank, que teve retração de 4,0%, e a Samsung Electro-Mechanics, com uma queda de 3,2%.
Já a bolsa de Hong Kong teve retração de 1,61%, a 18.147,95 em seu nível mais baixo desde o final de 2011, com o tom “hawkish” (favorável ao aperto monetário) do Fed provocando uma venda de ações. O setor de tecnologia e finanças lideraram as perdas da sessão.
O HSBC Holdings perdeu 3,6% e o AIA Group caiu 2,4%, enquanto o JD.com teve queda de 2,8% e o Alibaba Group registrou retração de 2,6%. A GOGOX recuou 8,9% após a divulgação de que o Alibaba vendeu ações da empresa de logística.
Na China Continental, o índice Xangai Composto teve queda de 0,27%, a 3.108,9096 depois que o Fed elevou as taxas para máximas de vários anos e indicou novos aumentos até o final do ano.
Uma ampla gama de setores enfraqueceu, com agências de turismo e fabricantes de bens de consumo liderando o declínio. A operadora de atração turística Emei Shan Tourism caiu 3,8%, enquanto a fabricante de cerveja Guangzhou Zhujiang Brewery teve queda de 3,1%.
Leia a seguir