Ações em alta hoje: Magalu dispara 11%, com Petz e Pão de Açúcar na cola; saiba os motivos

Saiba o que motivou a alta generalizada na bolsa hoje, especialmente entre empresas de varejo e consumo

A lista de melhores ações da bolsa de valores hoje tem três varejistas na ponta: Magazine Luiza (MGLU), Pão de Açúcar (PCAR3) e Petz (PETZ3) tiveram ganhos robustos na sessão. As empresas foram algumas das que se destacaram em dia de disparada do Ibovespa (IBOV), que registrou alta de mais de 2%.

Além disso, a Locaweb (LWSA3), empresa de infraestrutura digital para comércio e outras atividaes, ficou entre as melhores, com dois dígitos de valorização.

Em primeiro lugar, as companhias mencionados foram beneficiadas pelo comportamento dos juros futuros nos EUA e no Brasil. As taxas registraram queda depois da divulgação dos comentários das autoridades monetárias na última quarta-feira (1).

“Assim, com a queda de juros, temos altas de papéis de varejo, consumo e construção, que se beneficiam de um cenário de juros mais baixos. Com isso, Magalu e Pão de Açúcar, entre outras, sobem. O mesmo acontece com os papéis da construtora MRV”, diz Fabio Louzada, economista e analista da Eu me banco.

Vale destacar ainda que o setor de varejo e consumo, representado pelo índice ICON, registrou alta de +4,73%. Simultaneamente, o setor imobiliário e de construção (IMOB) avançou +5,52%.

Ações em alta na bolsa de valores hoje

  • Magazine Luiza (MGLU3) +11,28%
  • Locaweb (LWSA3) +11,00%
  • Petz (PETZ3) +9,66%
  • Pão de Açúcar (PCAR3) +9,55%
  • MRV (MRVE3) +9,22%
  • Azul (AZUL4) +9,08%
  • Grupo Soma (SOMA3) +8,69%
  • BTG Pactual (BPAC11) +8,19%
  • Cyrela (CYRE3) +7,55%
  • Assaí (ASAI3) +7,76%

A lista contempla ações que compõem o Ibovespa, principal índice da bolsa. Dessa maneira, as cotações foram apurados às 17h15, depois do fechamento, mas estão sujeitas a alterações.

Ações em baixa

Por outro lado, apenas a Suzano (SUZB3) registrou queda entre as ações que compõem o Ibovespa, com perda de 0,56%.

“Grande força do IBOV vem dos bancos

Dessa maneira, outro destaque fica por conta também do índice do setor financeiro: o IFNC subiu 4,06%. “A grande força do nosso índice (IBOV) vem dos bancos, com alta expressiva de BPAC11, BBDC4 e BBAS3”, destaca Alex Carvalho, analista da CM Capital.

Assim, BTG Pactual (BPAC11) subiu 8,23%, enquanto Bradesco (BBDC3) avançou 4,82% e, Banco do Brasil (BBAS3) teve valorização de 5,71%.

“As commodities também ajudaram a manter o cenário de alta, principalmente a Vale, que repercutiu positivamente ontem, em Nova York, e aproveitou a semana constante de alta do minério de ferro”, complementa Carvalho.

No setor de commodities, a Vale (VALE3) avançou 1,25%. A Petrobras subiu 0,84% (PETR3) e 1,20% (PETR4).