- Home
- Mercado financeiro
- Ações
- Ações em alta: Eneva (ENEV3) se recupera e registra ganhos de 4%; só cinco ações sobem
Ações em alta: Eneva (ENEV3) se recupera e registra ganhos de 4%; só cinco ações sobem
Empresas citadas na reportagem:
O Ibovespa hoje registrou queda generalizada entre ativos que compõem o principal índice da bolsa de valores. Somente cinco ações terminaram o dia em alta nesta sexta-feira, com bloco liderado pela recuperação da Eneva (ENEV3). A geradora de energia termelétrica e gás natural subiu na bolsa após forte queda registrada no pregão da quinta-feira.
Por outro lado, Yduqs (YDUQ3) ficou na lanterna do índice na sessão que finaliza a primeira semana de janeiro de 2025. Os papéis de siderúrgicas como Usiminas (USIM5) foram destaques negativos porque acompanharam a desvalorização global do minério de ferro.
Confira, em seguida, as principais ações em alta e em baixa no Ibovespa hoje.
Eneva (ENEV3) se recupera; BTG abre ‘long’ na ação
A volta por cima da Eneva (ENEV3) levou a ação a liderar as poucas altas do Ibovespa nesta terça. As ações subiram mais de 4% após reajuste de investidores.
Ontem, o mercado preferiu fugir do papel após a publicação de uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) que impede a geradora de concorrer a leilões de reserva de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O MME decidiu que somente usinas novas podem concorrer ao leilão para conceder energia reserva ao SIN a partir de 2028. Como a Eneva possui duas usinas termelétricas – Parnaíba 1 e Parnaíba 3 – que concluem contratos de transmissão em 2027. Ou seja, ficam de fora do leilão, pelo menos de acordo com as normas estabelecidas no texto.
Na manhã desta sexta-feira, o BTG Pactual, principal acionista da Eneva (ENEV3), abriu uma operação de long e short sobre Eneva e Cemig (CMIG4), respectivamente.
A operação consiste em investir no avanço das ações da Eneva e usar como funding ganhos com a queda das ações da distribuidora de energia mineira.
“A reação da ação (que já estava sendo negociada a níveis baratos” foi desproporcional e há uma oportunidade bastante assimétrica”, diz o BTG em relatório.
Em contrapartida à queda do Ibovespa, Entre outras altas estão as ações do Pão de Açúcar, São Martinho, Petz e Azul:
- Eneva ON (ENEV3): +4,40%
- São Martinho ON (SMTO3): +1,96%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): +1,90%
- Azul PN (AZUL4): +1,65%
- Petz ON (PETZ3): +0,25%
Ações em queda: Yduqs (YDUQ3) na lanterna
Na ponta oposta das ações em alta, papéis mais sensíveis a juros, mas também de empresas de commodity, terminaram o dia em baixa.
O pior desempenho do Ibovespa hoje, assim, ficou com a Yduqs (YDUQ3), cujas ações despencaram mais de 5%.
Aliada à alta do dólar hoje, a queda do minério de ferro a nível global prejudicou ações de siderúrgicas e mineradoras brasileiras. A Usiminas (USIM5) acumulou as maiores perdas no papel preferencial de classe A, que recuou mais de 4%.
No exterior, o preço da tonelada do minério de ferro recuou para US$ 98 na bolsa de Singapura, desvalorização de 2,57% em relação ao dia anterior.
Além disso, ações de varejistas como Magazine Luiza (MGLU3) e Carrefour (CRFB3) também se destacaram entre ações em baixa.
- Yduqs ON (YDUQ3): -5,79%
- Braskem PNA (BRKM5): -4,85%
- Usiminas PNA (USIM5): -4,26%
- Cemig PN (CMIG4): -4,06%
- IRB Brasil Resseguradora ON (IRBR3): -4,00%
- Raia Drogasil ON (RADL3): -3,68%
- Carrefour Brasil ON (CRFB3): -3,44%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): -3,42%
- CVC Brasil ON (CVCB3): -3,33%
- Automob ON (AMOB3): -2,94%
Leia a seguir