Ações em alta: Hapvida sobe 10% puxada por alta generalizada do Ibovespa; só duas ações recuaram no pregão
As ações da Hapvida (HAPV3) dispararam mais de 10% em meio ao bom-humor do mercado financeiro e alta de quase 3% do Ibovespa, principal índice de ações do Brasil. O papel da seguradora liderou o bloco de ativos em alta, e foi seguido pelas ações da Vamos (VAMO3) e da Yduqs (YDUQ3). No exterior, o ânimo de bolsas de Nova York com o resultado abaixo do esperado do índice de preços ao consumidor (CPI), em inglês, escorreu para o mercado local.
Por outro lado, somente duas ações recuaram no Ibovespa hoje, enquanto uma ficou no zero a zero. Quem liderou a lanterna no pregão desta quinta-feira foi a Marfrig, cujo papel cedeu -1,15%.
Confira, portanto, quais foram os principais destaques entre as 84 ações que subiram no Ibovespa hoje.
HAPV3, POMO4 e CVC Brasil disparam no Ibovespa
Entre as principais ações em alta do dia, o destaque ficou com a Hapvida (HAPV3). A seguradora de saúde disparou 9,55% na bolsa de valores com a valorização geral de ativos e liderou o ranking entre as 84 empresas listadas que acumularam ganhos nesta quinta.
O Ibovespa hoje registrou alta de 2,81%.
Mesmo assim, o analista Felipe Moura, da gestora Finacap, diz que o mercado registrou “queda exagerada” no começo de 2025. A alta de hoje, nesse sentido, mostra que os investidores continuam à deriva, apesar de animados.
As ações da Hapvida se destacaram à medida em que se aproxima a reunião da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para definir critérios de reajuste de planos de saúde e coparticipação. As audiências públicas para discutir a alteração nas regras de planos de saúde, que são negativas segundo visão dos investidores, devem ocorrer entre 28 e 29 de janeiro, de acordo com a própria ANS
A surpresa positiva na inflação dos Estados Unidos levou à desvalorização do dólar e queda dos juros futuros, diz Rodrigo Cohen, cofundador da Escola de Investimentos.
“O alívio nos juros futuros contribui para ações do Magazine Luiza (MGLU3), Casas Bahia (BHIA3) e Assaí (ASAI3) permanecerem em alta”, afirma Cohen.
Assim como varejistas, as construtoras aproveitaram a queda dos juros e do dólar para subirem no Ibovespa. As ações da Cyrela lideraram o setor no índice.
Confira agora as dez principais ações em alta. As cotações foram apuradas às 18h35:
- Hapvida (HAPV3): +10,35%
- Vamos ON (VAMO3): +9,44%
- Yduqs ON (YDUQ3): +8,37%
- IRB Resseguradora (IRBR3): +8,34%
- CVC Brasil ON (CVCB3): : +7,88%
- Cogna ON (COGN3): +7,83%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): +7,78%
- Marcopolo PN (POMO4): +7,64%
- Braskem PNA (BRKM5): +7,48%
- Cyrela ON (CYRE3): +7,23%
Ações em queda: Marfrig (MRFG3) e Klabin (KLBN11)
Por outro lado, as ações da Marfrig ficaram na ponta oposta das ações em alta. O papel, assim, foi o único do pregão a cair mais de 1% e não se valorizou em meio a maior alta do Ibovespa em dois anos.
Nesse sentido, as ações do frigorífico tiveram desempenho ruim à medida em que o preço do contrato futuro de boi gordo permaneceu estável nesta quinta-feira. O preço do arroba do boi subiu 0,05%, e acumula valorização de mais de 2% em janeiro.
Assim, Marfrig ON (MRFG3) caiu 1,76% no pregão.
Além do frigorífico, a Klabin ficou de fora da festa de ações do Ibovespa. A gigante de papel e celulose viu sua ação unitária (KLBN11) recuar 0,55% no Ibovespa hoje.
Vale destacar que a queda do dólar costuma ser negativa para Marfrig e Klabin porque são exportadoras de commodities, cujo preço é cotado na moeda americana.
Leia a seguir