Pesquisa realizada pela fintech Leve com 3.450 funcionários de empresas de vários segmentos e de diferentes regiões do país mostra dados interessantes. Veja:
40% dos colaboradores atrasaram alguma de suas contas no último ano;
52% gastam todo salário ou até mais;
32% dos entrevistados acreditam que tenham crédito.
Por outro lado, de cada 10 pessoas que responderam o questionário três disseram que não têm nenhuma dívida atrasada. Mas, mesmo assim, metade dos entrevistados disse que não tem ou não sabe montar um planejamento financeiro. E pasme: 46% não se sentem confiantes sobre como realizar metas de longo prazo. Resumindo: as pessoas contam mais com a sorte do que com a calculadora na hora de organizar o bolso.
Para João Zaratine, sócio fundador da Leve, que oferece produtos financeiros como empréstimo consignado, o principal motivo para as pessoas não terem as contas em dia são os gastos inesperados, que são justamente os que nascem da falta de planejamento. “Isso acontece porque as pessoas não possuem uma reserva de emergência e ficam nesse ciclo que é: me endivido e depois eu pego uma dívida para sair das dívidas, e assim por diante”, afirma João.
O que fazer para organizar as finanças?
O primeiro passo, diz João, é inverter a lógica do “gasta primeiro e depois guarda” para “guarda primeiro e depois gasta”. “É isso o que diferencia uma pessoa com saúde financeira da que não tem. Uma dica é separar todo mês um valor que você sabe que não vai te deixar apertado financeiramente para montar uma reserva de emergência”, afirma João.