Ano novo, contas velhas: como se organizar para deixar os boletos em dia?

Ter uma visão de longo prazo e fazer uma faxina financeira te ajudam a passar por esse período sem perrengues

Pontos-chave

  • O primeiro passo é conhecer todas as condições para pagar as contas
  • O início do ano é um bom momento para planejar e organizar suas finanças

2022 trouxe várias contas para pagar. Matrícula escolar, seguro do carro, IPTU e IPVA são alguns dos impostos e boletos que precisam entrar no planejamento. É justamente nesse período que muitos acabam se enrolando. “No geral, as pessoas ainda não têm uma visão geral dos gastos e de ganhos ao longo do ano. Elas acabam enxergando o mês de forma parcial e a conta não fecha em janeiro para aqueles que não se organizaram”, ressalta Cíntia Senna, educadora financeira DSOP.

O primeiro passo para não se endividar nesse início de ano é entender as melhores condições para quitar as contas. “Se você tem um recurso guardado e ele for maior do que o valor total dos gastos, você pode acertar à vista e tentar um desconto. Por outro lado, se pagar todas essas contas juntas significa esgotar sua reserva, é preferível parcelar e continuar com um dinheiro em caixa”, explica Cíntia. 

Se você não tem uma reserva, deve se planejar para que o parcelamento das contas não interfira na saúde financeira do restante do ano. “As possibilidades de parcelamento dependem da região. Em São Paulo, por exemplo, foi ampliado o pagamento do IPVA de três para cinco parcelas. Optar pelo maior tempo pode ser uma alternativa para ter um fôlego, mas exige planejamento”, afirma Cíntia. 

Isso inclui reduzir ao máximo as despesas dos próximos meses, olhar com cuidado para as contas do dia a dia — como luz, água e serviços básicos — e  buscar estratégias para que o orçamento comporte essas novas parcelas. “No caso do material escolar para os filhos, por exemplo, os pais devem pesquisar as opções disponíveis, comparar preços e, se possível, se juntar a outras famílias no momento da compra para conseguir descontos maiores. Tudo isso faz diferença”, explica a educadora.

É hora da faxina financeira

Mais do que pagar as contas, o início de um ano é um bom momento para entender o que os gastos representam e fazer uma faxina financeira, eliminando o que não faz mais sentido. “Você precisa entender a realidade que está vivendo e se o seu custo de vida é compatível com o que você recebe. Dependendo da situação, o ideal é fazer algumas mudanças. Será que é o momento de continuar tendo um carro ou morando em uma região mais cara? São questionamentos que devem ser feitos”, ressalta Cíntia. 

A partir disso, você consegue planejar melhor suas finanças, evitando perrengues no próximo começo de ano. “O ideal é que você já comece hoje a pensar no ano seguinte. Assim, pode diluir o valor total que deverá pagar no início de 2023 ao longo deste ano. Uma parte do seu ganho de cada mês deve ser reservada para esses impostos e contas. Assim, você garante um início de ano sem sofrimento”, diz Cíntia.


Você também pode gostar
Gustavo Zanfer Atualizado em 19.maio.2022 às 14h51
Como montar uma carteira de longo prazo?

É difícil, mas é importante ter uma estratégia financeira para daqui a alguns anos

Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras

Redação IF Atualizado em 15.maio.2022 às 09h01
Saque Extraordinário de R$ 1 mil do FGTS: nascidos em maio já podem sacar o dinheiro

Confira como fazer a consulta e saber se você tem direito a tirar até R$ 1 mil da conta do FGTS

Anne Dias Publicado em 13.maio.2022 às 07h00
Qual é o peso da sorte e do azar no mundo dos investimentos?

O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira

Redação IF Publicado em 12.maio.2022 às 12h41
Magalu lança conta digital sem mensalidade e cartão de crédito para empresas

A fintech Magalu anunciou nesta quinta-feira o lançamento de dois produtos, um cartão de crédito corporativo e uma operação de empréstimo pessoal para pessoas físicas