Restituição IRPF: consulta ao 4º lote deve ser liberada na quarta-feira

Penúltimo lote irá pagar a restituição a uma parte dos quase 10 milhões de contribuintes que ainda aguardam o valor
Pontos-chave:
  • O depósito do 4º lote da restituição acontecerá no dia 31 de agosto
  • Esse ano, o IRPF obteve número recorde de declarantes: 36,3 mi de pessoas

Nesta quarta-feira (24), a Receita Federal deverá liberar a consulta ao quarto lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2022.

Dessa forma, a pesquisa poderá ser feita exatamente uma semana antes do prazo determinado para o depósito do valor na conta dos contribuintes, que será no dia 31.

Só para ilustrar, esse ano, o IRPF obteve número recorde de declarantes, com um total de 36,3 milhões de pessoas. Dessa soma, 61% dos contribuintes receberão o valor referente à restituição até o fim do calendário oficial.

Aliás, quase 10 milhões de pessoas ainda esperam o montante que será depositado na conta bancária indicada no Imposto de Renda 2022.

Calendário de restituição do IRPF 2022

A seguir, confira como ficaram as datas para os pagamentos aos contribuintes:

  • 1º lote de restituição – pago em 31 de maio
  • 2º lote de restituição – pago em 30 de junho
  • 3º lote de restituição – pago em 29 de julho
  • 4º lote de restituição – pagamento será em 31 de agosto
  • 5º lote de restituição – pagamento será em 30 de setembro

Como faço para consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?

É bem fácil. Basta acessar o site Meu Imposto de Renda e, em seguida, procurar a lista de Serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.

Para realizar uma consulta simples, é só entrar nesse site da Receita Federal e informar o seu CPF, ano da declaração (2022) e a sua data de nascimento.

Mas, se quiser verificar informações mais detalhadas, aí é só acessar o portal e-Cac. Neste site, é possível identificar qual o status da sua declaração. Ou seja, se ficou alguma pendência ou divergência que precisa ser corrigida, por exemplo.

Além disso, também dá para saber se o documento emitido caiu na “malha fina”, assim como fazer a retificação de eventuais erros encontrados na declaração.

Portanto, para conseguir acessar o portal e-Cac, será necessário o número do seu CPF, código de acesso (que você mesmo precisa gerar) e senha.

Por fim, se o status da sua declaração de IRPF 2022 aparecer com a frase “em fila para restituição”, isto quer dizer que será necessário esperar o próximo, e último, lote para receber o valor.