É melhor declarar o Imposto de Renda 2024 pelo modelo completo ou simplificado?

O primeiro passo é entender a diferença entre os modelos. Assim, ao preencher o programa corretamente, a decisão se torna muito fácil

Quem deve entregar o Imposto de Renda acaba sempre se perguntando se é melhor optar pela declaração completa ou simplificada. Como escolher entre as duas? Afinal, qual a diferença entre elas?

Primeiramente, é preciso saber que o prazo de entrega começou no dia 15 de março e termina no dia 31 de maio. Portanto, quem está obrigado a entregar a declaração e perde o prazo enfrenta consequências. A primeira é a multa por atraso, que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. A outra é ter problemas no CPF.

Neste vídeo da série para tirar as dúvidas sobre como declarar o IRPF 2024, explicamos qual a diferença entre os dois modelos e como optar pelo melhor.

Vale lembrar que o melhor modelo é aquele que garante uma restituição maior ou o menor imposto a pagar.

Declaração completa ou simplificada

De forma resumida, o modelo completo, também chamado de deduções legais, permite que o contribuinte deduza da sua base de cálculo diversas despesas que teve ao longo do ano consigo mesmo e também com seus dependentes, se houver. Esses gastos, porém, precisam ter comprovação.

Por outro lado, a declaração simplificada garante uma dedução automática, sem necessidade de comprovação, de 20% do valor do imposto a ser pago. No entanto, este valor está limitado a R$ 16.774,34.

Confira o vídeo e tire suas dúvidas!

ul.IRRecs_Links {margin-top:24px;} ul.IRRecs_Links li {font-size:16px!important; line-height:22px!important; font-family:’Switzer Variable’,sans-serif; font-weight:600;padding-bottom:16px;} ul.IRRecs_Links li a {text-decoration:none!important;} ul.IRRecs_Links li:last-child {padding-bottom:0!important;} ul.IRRecs_Links li::marker {color:#ff6205;} p.IRRecs_FaleConosco {color: #555;font-family: “Itau Text Pro”;font-size: 14px;font-style: normal;font-weight: 400;line-height: 20px;letter-spacing: -0.25px;}

Veja mais dicas da Inteligência Financeira sobre o Imposto de Renda:


Ainda tem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda 2024? Mande sua pergunta e tenha a chance de ver a resposta publicada na Inteligência Financeira. Fale conosco por aqui.