O que é Ebitda? Qual é o papel da sigla nos investimentos?

O Ebitda é uma métrica é usada pelas companhias para descobrir sua realidade financeira. Saiba mais sobre essa sigla no Glossário IF

Ebitda é a sigla para earning before interest taxes, depreciation and amortization. em português Ebitda significa “lucro antes de juros”, impostos, depreciação e amortização. Aqui no Brasil, já tentaram fazer a sigla Lajida colar, mas não pegou e todo mundo fala Ebitda mesmo.

A maneira mais fácil de entender o termo é pensar nele como uma métrica usada pelas companhias para descobrir sua realidade financeira. E justamente por mostrar os resultados das empresas, o Ebitda também é usado por investidores na hora de comparar resultados e comprar ações. Os investidores fazem o cálculo do Ebitda para analisar o quanto a empresa está gerando de caixa.

Mas só são levadas em consideração as atividades operacionais em si, por exemplo, as vendas, os custos, tanto gastos para produzir e distribuir, quanto os salários dos funcionários, as propagandas… E são retirados da conta os juros, depreciação de ativos, amortização e os impostos.

É que assim, os acionistas conseguem analisar o desempenho real da empresa a longo prazo, sem levar em conta fatores que não dependem da companhia em si. E quanto maior o Ebitda, melhor, porque significa que a empresa está ampliando seus ganhos.

Como surgiu o Ebitda?

Antes da Grande Depressão financeira, em 1929, não existia uma forma padronizada de avaliar os resultados das empresas. Era uma loucura, cada uma fazia do seu jeito. E aí, você pode imaginar o que acontecia, todo mundo dava uma singela “ajustada” nos seus resultados para ter números incríveis para exibir.

Porém, com o crash da Bolsa, os órgãos reguladores perceberam que era necessário ter uma fórmula única para medir os lucros e prejuízos das empresas, além de passar segurança pros investidores. E aí começaram a estudar indicadores, como o Ebitda. Ele se popularizou de vez nos anos 80, quando os bancos precisaram calcular se as empresas endividadas seriam financeiramente capazes de arcar com suas dívidas.

Saiba mais sobre o Ebitda no Glossário IF!