- Home
- Finanças
- Finanças pessoais
- 22 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma aposta online em 2023, mostra Anbima
22 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma aposta online em 2023, mostra Anbima
Ao que tudo indica, as apostas online estão entrando no gosto dos brasileiros. E mais: muita gente considera sites de joguinhos e até as bets esportivas como maneiras de investir. Tanto que o item foi incluído na 7ª edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima. Só em 2023, cerca de 22 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma aposta esportiva. Ou seja: isso representa 14% da população.
Para você ter uma ideia do crescimento das bets, o mesmo levantamento mostra que o uso de títulos privados são, pelo menos, 10 pontos percentuais menores. Ou seja: eles estão no portfólio de 4% dos investidores.
Fundos de investimento, outro por exemplo, estão presentes em 5% dos investidores.
Já os títulos públicos constam entre 4% das pessoas que investem.
E apenas 2% dos brasileiros têm planos de previdência privada.
Com qual frequência as pessoas fazem apostas online?
Porém, os apostadores das bets se dividem em três grupos, mostra o estudo.
Dessa forma, 3% deles afirmaram que usam os aplicativos frequentemente. Isso dá cerca de 5 milhões de pessoas.
Outros 5%, ou 8 milhões de pessoas, fazem uso da ferramenta de vez em quando. E 6% raramente fazem apostas – o que dá 10 milhões de brasileiros.
Jovens são os que mais fazem apostas em sites
De acordo com o Raio X do Investidor Brasileiro, a geração que mais fez apostas online em 2023 foi a Z (16 a 27 anos). Este grupo representa 29%, seguida dos millennials ou geração Y (28 a 42), com 18%.
E os que menos usaram as bets foram a geração X (43 a 62 anos), com 6%, e os boomers (63 anos ou mais), com 4% de representatividade.
Apostadores acreditam que estão investindo
Quem faz apostas quer o óbvio: dinheiro rápido. E elas veem a ferramenta como um tipo de investimento.
Tanto que 2 em cada 10 apostadores (ou 22%) consideram as bets uma forma de investimento financeiro, mostra o estudo.
Entre os homens, esse índice sobe 3 pontos percentuais e chega a 25%.
Como foi feito o Raio X do Investidor Brasileiro
O Raio X do Investidor Brasileiro é uma pesquisa quantitativa anual, realizada em parceria com o Datafolha.
O levantamento considera aspectos de gênero, orientação sexual, etnia, geração e classe social.
Assim, as entrevistas aconteceram em todas as regiões do país. A pesquisa ouviu pessoas a partir de 16 anos economicamente ativas, além de aposentadas e inativas, com ou sem renda.
Os resultados da 7ª edição do Raio X Brasileiro são referentes a 2023.
Foram 5.814 entrevistados, de norte a sul do país, entre os dias 6 e 24 de novembro.
Objetivo da pesquisa
Além de saber quem é o investidor, o Raio X do Investidor Brasileiro cruza dados e mostra informações para aprimorar as soluções do mercado financeiro.
O acesso ao Raio X do Investidor Brasileiro, portanto, é gratuito a toda a sociedade.
Você pode ver os detalhes do levantamento neste link.
Leia a seguir