22 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma aposta online em 2023, mostra Anbima

Raio X do Investidor Brasileiro revela ainda quem são os apostadores

Ao que tudo indica, as apostas online estão entrando no gosto dos brasileiros. E mais: muita gente considera sites de joguinhos e até as bets esportivas como maneiras de investir. Tanto que o item foi incluído na 7ª edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima. Só em 2023, cerca de 22 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma aposta esportiva. Ou seja: isso representa 14% da população.

Para você ter uma ideia do crescimento das bets, o mesmo levantamento mostra que o uso de títulos privados são, pelo menos, 10 pontos percentuais menores. Ou seja: eles estão no portfólio de 4% dos investidores.

Fundos de investimento, outro por exemplo, estão presentes em 5% dos investidores.

Já os títulos públicos constam entre 4% das pessoas que investem.

E apenas 2% dos brasileiros têm planos de previdência privada.

Com qual frequência as pessoas fazem apostas online?

Porém, os apostadores das bets se dividem em três grupos, mostra o estudo.

Dessa forma, 3% deles afirmaram que usam os aplicativos frequentemente. Isso dá cerca de 5 milhões de pessoas.

Outros 5%, ou 8 milhões de pessoas, fazem uso da ferramenta de vez em quando. E 6% raramente fazem apostas – o que dá 10 milhões de brasileiros.

Jovens são os que mais fazem apostas em sites

De acordo com o Raio X do Investidor Brasileiro, a geração que mais fez apostas online em 2023 foi a Z (16 a 27 anos). Este grupo representa 29%, seguida dos millennials ou geração Y (28 a 42), com 18%.

E os que menos usaram as bets foram a geração X (43 a 62 anos), com 6%, e os boomers (63 anos ou mais), com 4% de representatividade.

Apostadores acreditam que estão investindo

Quem faz apostas quer o óbvio: dinheiro rápido. E elas veem a ferramenta como um tipo de investimento.

Tanto que 2 em cada 10 apostadores (ou 22%) consideram as bets uma forma de investimento financeiro, mostra o estudo.

Entre os homens, esse índice sobe 3 pontos percentuais e chega a 25%.

Como foi feito o Raio X do Investidor Brasileiro

O Raio X do Investidor Brasileiro é uma pesquisa quantitativa anual, realizada em parceria com o Datafolha.

O levantamento considera aspectos de gênero, orientação sexual, etnia, geração e classe social.

Assim, as entrevistas aconteceram em todas as regiões do país. A pesquisa ouviu pessoas a partir de 16 anos economicamente ativas, além de aposentadas e inativas, com ou sem renda.

Os resultados da 7ª edição do Raio X Brasileiro são referentes a 2023.

Foram 5.814 entrevistados, de norte a sul do país, entre os dias 6 e 24 de novembro.

Objetivo da pesquisa

Além de saber quem é o investidor, o Raio X do Investidor Brasileiro cruza dados e mostra informações para aprimorar as soluções do mercado financeiro.

O acesso ao Raio X do Investidor Brasileiro, portanto, é gratuito a toda a sociedade.

Você pode ver os detalhes do levantamento neste link.