Dicas de educação financeira para colocar em prática hoje mesmo

Você já está seguindo seu planejamento para 2024?

Ano Novo, vida financeira nova, concorda? A verdade é que já estamos na metade do primeiro mês do ano e já já o Carnaval vai ganhar as ruas do Brasil! Mas aí, fico me perguntando se você já fez e está seguindo seu planejamento de 2024, planejado em 2023. Posso apostar que organizar suas finanças era um dos seus maiores objetivos para o ano novo. Como anda sua educação financeira para 2024?

Educação financeira: tema em alta

Ao longo de 2023, a educação financeira – que são os conhecimentos e instruções sobre finanças e de como lidar melhor com o dinheiro – (veja meu artigo “Há diferença entre educação financeira e inteligência financeira?”) teve destaque no cenário econômico nacional e foi pauta frequente na mídia e redes sociais.

Diversos fatores contribuíram para isto: a nota baixa no indicador de bem-estar e letramento financeiro e os indicadores que demonstram que a maioria dos brasileiros não tem o hábito de investir.

E, mais do que isso, o endividamento crescente das famílias, o Programa Desenrola, as discussões acerca do parcelamento sem juros no cartão de crédito, a limitação da taxa de juros do rotativo no cartão de crédito. A lista de problemas seria I M E N S A!

Ações de educação financeira

Assim, a cereja do bolo foi quando, no final de 2023, a resolução conjunta entre Banco Central e Comitê Monetário Nacional (CMN) determinou que os bancos e instituições financeiras promovessem ações de educação financeira a seus clientes.

Segundo o Banco Central, o número de pessoas inadimplentes há mais de 90 dias passou de 10 milhões para quase 16 milhões nos últimos sete anos. Um aumento de mais de 55%. Percebe a importância da educação financeira em 2024?

O objetivo da resolução é que os bancos e as instituições financeiras promovam a seus clientes, maior conhecimento e educação, impactando positivamente a vida das pessoas proporcionando:

  • Maior organização e planejamento do orçamento pessoal e familiar;
  • Conhecimentos sobre formação de poupança e resiliência financeira; e
  • Prevenção à inadimplência e ao superendividamento.

As regras começam a valer em 1º de julho de 2024, mas considerando que o início do ano é uma época de planejamento e busca por hábitos mais saudáveis em todas as áreas da vida, contribuo com 6 dicas simples e bem práticas de educação financeira que vão contribuir para a conquista de seus objetivos neste ano.

Como ter mais educação financeira em 2024?

Vamos às dicas?

1. Consuma de forma consciente, lembrando que o cartão de crédito é dinheiro, e é você quem vai pagar. Já aconteceu de você olhar a fatura do cartão de crédito e dar uma pane, pois não identifica quase nada que está ali? Se você já passou por isso, atenção, esse é um sinal de alerta!

2. Quite e negocie as suas dívidas, priorizando seu custo de vida (moradia, alimentação, energia elétrica, telefone e etc.) e gastos essenciais (transporte, educação);

3. Inclua a família no processo, pois naturalizar a conversa sobre dinheiro é uma maneira mais rápida de quebrar o tabu sobre o assunto. Afinal, palavras sensibilizam, mas os exemplos arrastam!

4. Planeje a sua rotina para que os boletos não sejam surpresa quando chegarem. Dê nome aos boletos!

5. Faça um bom planejamento financeiro. O objetivo principal do educação financeira para 2024 é o autoconhecimento financeiro, evitando e reduzindo o número de surpresas. Como afirma o expert Gustavo Cerbasi: “o planejamento financeiro traz uma série de benefícios como independência e previsibilidade. Mas a principal consequência é a paz”.

6. Faça uma reserva de emergência, vivendo o presente com olhos no futuro. O bom planejamento financeiro contempla, além de seus rendimentos, custo de vida e despesas, também a projeção dos gastos extras como os que ocorrem no início de cada ano, as suas férias, as viagens e outros projetos, além de prever recursos para a reserva de emergência e investimentos.

Precisa de ajuda para visualizar e organizar estes e outros pontos?

Acesse e baixe gratuitamente a Planilha de Controle Financeiro aqui da Inteligência Financeira:

Lembre-se: a economia não é somente sobre economizar e investir, é sobretudo sobre fazer escolhas!

Até a próxima coluna!