- Home
- Finanças
- Consumo
- Os 5 melhores livros de negócios do ano, segundo o principal prêmio da literatura brasileira
Os 5 melhores livros de negócios do ano, segundo o principal prêmio da literatura brasileira
Uma das maiores premiações da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti incluiu neste ano uma nova categoria exclusiva aos livros de negócios. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), que organiza o Jabuti, o objetivo é “destacar obras que apoiam e inspiram empreendedores”.
Assim como nas demais categorias, são 5 finalistas que disputam o troféu. O anúncio dos vencedores será no próximo dia 19, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Além de negócios, o Jabuti passou a contemplar livros de educação, de saúde e bem-estar e uma categoria destinada a poetas estreantes.
Ter um hábito de leitura é a dica de sucesso de grandes investidores, como Warren Buffett. Portanto, se você quer se inspirar no Oráculo de Omaha e criar um hábito de leitura ainda em 2024, veja os 5 livros de negócios indicados ao Prêmio Jabuti.
Livros indicados ao Jabuti
- 5 livros de negócios da lista
- ‘A (R)evolução do Branding’, de Ana Couto
- ‘Consumo Verde: A Construção de um Mercado de Massa Sustentável’, de Ricardo Esturaro
- ‘Employer Branding: Crie uma marca empregadora forte e com propósito para atrair e engajar as pessoas de que seu negócio precisa’, de Sofia Esteves e Lígia Oliveira
- ‘Neuromanagement: cérebro e a gestão do futuro de pessoas e organizações’, de Flávio Maneira
- ‘O Livro Secreto da Carreira: Aquilo que Não te Contaram, mas Você Deveria Saber’ de Paula Boarin
5 livros de negócios da lista
- “A (R)evolução do Branding”, de Ana Couto (Editora Gente)
- ‘Consumo Verde: A Construção de um Mercado de Massa Sustentável’, de Ricardo Esturaro (Editora Tira de Letra)
- ‘Employer Branding: Crie uma marca empregadora forte e com propósito para atrair e engajar as pessoas de que seu negócio precisa’, de Sofia Esteves e Lígia Oliveira (Buzz Editora)
- ‘Neuromanagement: cérebro e a gestão do futuro de pessoas e organizações’, de Flávio Maneira (Geração Editorial)
- ‘O Livro Secreto da Carreira: Aquilo que Não te Contaram, mas Você Deveria Saber’ de Paula Boarin (Editora Nacional)
‘A (R)evolução do Branding’, de Ana Couto
Para ter sucesso, uma empresa deve ser coerente com o que é, faz e fala, afirma a escritora Ana Couto, autora de “A (R)evolução do Branding” (Editora Gente).
Ana é CEO de uma agência especializada em desenvolvimento de marcas e, em seu livro, ensina você a fazer o mesmo em sua empresa. Na obra, ela escreve sobre a criação do branding, o momento de um rebranding e como integrar a estratégia de marca com o plano de negócio e a comunicação da empresa.
A agência de Ana Couto foi responsável por desenvolver em 2023 a nova marca da Inteligência Financeira, que incluiu o slogan “Informação é investimento”.
‘Consumo Verde: A Construção de um Mercado de Massa Sustentável’, de Ricardo Esturaro
O livro “Consumo Verde” (Tira de Letra) tem uma premissa ousada. O objetivo do autor Ricardo Esturaro é tratar da intersecção entre as questões ambiental, social e de negócios fugindo de três coisas que acha ruins: o modismo, o obscurantismo e o alarmismo excessivo.
Esturaro analisa os efeitos da expansão do mercado de consumo sobre o meio ambiente e os desafios para a implementação do que chama de “mercado de massa sustentável”. De acordo com o autor, isso passa por uma descarbonização da economia, uma transição social justa e uma melhor comunicação ambiental.
Ricardo Esturaro é administrador de empresas, tendo passado a maior parte da sua carreira na TV Globo, onde trabalhou por 16 anos e foi diretor de marketing entre 2014 e 2018.
‘Employer Branding: Crie uma marca empregadora forte e com propósito para atrair e engajar as pessoas de que seu negócio precisa’, de Sofia Esteves e Lígia Oliveira
Contratar bem é um dos desafios que muitos empreendedores afirmam enfrentar. “Employer branding” (Buzz Editora) é um conceito que trata da marca que a empresa carrega enquanto empregadora. De acordo com as autoras, desde a forma como os funcionários são selecionados até a forma como são demitidos impacta nessa imagem que o negócio vai carregar.
O objetivo final de ter uma boa “marca empregadora” é, afinal, conseguir atrair e reter os profissionais certos que o seu negócio precisa. Para tanto, as autoras Sofia Esteves e Lígia Oliveira tratam em sua obra do passo a passo da construção do employer branding.
Sofia Esteves é fundadora da Cia. de Talentos. Lígia Oliveira é head de employer branding da mesma empresa.
‘Neuromanagement: cérebro e a gestão do futuro de pessoas e organizações’, de Flávio Maneira
Nos últimos anos, o mundo econômico tem olhado cada vez com mais atenção para o estudo do comportamento humano e do seu impacto em finanças e negócios. Em “Neuromanagement” (Geração Editorial), Flávio Maneira traz algumas respostas do que a ciência descobriu sobre algo que todos querem: usar melhor o cérebro.
A proposta do livro é ser “um guia para o reconhecimento instrumental de emoções e sentimentos”. Tomar decisões mais assertivas, construir relacionamentos mais sólidos, aprender mais rápido e desenvolver talentos estão entre os objetivos da obra.
Flávio Maneira é professor de neurociência da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e executivo do setor de saúde. Atualmente, é head de treinamento e eventos da AstraZeneca.
‘O Livro Secreto da Carreira: Aquilo que Não te Contaram, mas Você Deveria Saber’ de Paula Boarin
Com esse título atrativo, “O livro secreto da carreira” (Editora Nacional) é uma obra que traz as experiências da mentora de carreiras Paula Boarin. O livro tem como eixo central também o comportamento, tratando das reações que os profissionais têm (ou deveriam ter) às situações desagradáveis do mundo corporativo.
A autora apresenta suas teses a partir de algumas metáforas, como “a princesa presa na torre” ou a prática de “cacarejar” para aumentar o reconhecimento dos seus feitos. Uma tecla na qual Paula Boarin bate no seu livro é a importância da habilidade de se comunicar bem.
Paula Boarin mantém uma consultoria de gestão de carreira que leva seu nome. Também é produtora de conteúdo para as redes sociais e professora convidada de instituições de ensino.
Leia a seguir