Nubank anuncia recurso para guardar dinheiro com rendimentos variados

Cada Caixinha pode ter um objetivo diferente. Também entenda a polêmica do rendimento após o 30º dia.
Pontos-chave:
  • O produto será disponibilizado a todos os clientes até o final de setembro

O Nubank está lançando um novo recurso de organização financeira dos clientes: as Caixinhas personalizáveis. Os usuários poderão personalizar cada uma das Caixinhas com nome e foto e guardar dinheiro com potencial de rendimento superior ao CDI para acelerar a realização de diferentes planos.

Inicialmente, serão oferecidos RDB, com possibilidade de liquidez imediata (caixinha Reserva de Emergência) ou diária (demais caixinhas) e rendimento de 100% do CDI. O rendimento dos valores separados em caixinhas ocorre desde o primeiro dia da aplicação e em todos os dias úteis.

Virou poupança? Entenda o rendimento após 30º dia

Com a oferta das novas opções de investimento com rendimento diário por meio das Caixinhas, o saldo de novos depósitos na conta do Nubank passará a render automaticamente 100% do CDI apenas a partir do 30º dia, de forma retroativa, sem nenhum ganho antes desse período. A mudança ainda acompanha o fato de que há incidência de IOF sobre valores transacionados de depósitos com menos de 30 dias na conta digital, o que impacta o rendimento real dos clientes.

Com a nova regra, no 31º dia o cliente receberá o rendimento total dos 30 dias, como se estivesse rendendo 100% do CDI desde o primeiro dia. A partir daí, passará a ter rendimento todos os dias úteis. Isso se aplica exclusivamente ao saldo dos novos depósitos, ou seja, se o cliente precisar usar parte do montante para algum pagamento ou transferência, o rendimento retroativo e a cada dia útil será aplicado sobre o valor remanescente. Os valores que os clientes já tinham na conta digital antes dessa alteração continuarão rendendo 100% do CDI todos os dias úteis.

Sabe o que é CDI? Veja a explicação no Glossário IF:

Pesquisas mostram a falta de hábito de guardar dinheiro

Em recente pesquisa realizada pelo Nubank, com mais de 1,2 mil brasileiros da população bancarizada, clientes e não-clientes, 28% deles afirmam não possuir o hábito de guardar dinheiro. Em outro estudo da empresa realizado no primeiro trimestre do ano com mais de 11,6 mil clientes, a falta de conhecimento sobre investimentos (45%); a desconexão com o produto (40%); a imprevisibilidade de quando precisará do dinheiro (20%); e o medo de perdê-lo (20%) são as principais barreiras para quem tem dinheiro sobrando, mas ainda não o guarda ou investe de modo intencional.

Esta mesma pesquisa revelou que cerca de 49% das pessoas com conta no Nubank precisam de ajuda para guardar mais dinheiro, além de 58% dos respondentes terem afirmado possuir uma meta de valor a juntar a cada mês.

“Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços inovadores que ajudem a simplificar e organizar a vida financeira das pessoas”, explica Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

O processo de desenvolvimento incluiu diversas pesquisas qualitativas de clima e de aderência ao produto com grupos de clientes e funcionários da empresa, os Nubankers.

As Caixinhas começam a ser disponibilizadas para uma base reduzida ao longo de julho e devem atingir a totalidade dos clientes com acesso à conta do Nubank no Brasil até o final de setembro.