- Home
- Finanças
- Imposto de Renda
- Perdeu dinheiro com ações? Saiba como declarar prejuízo na bolsa no Imposto de Renda 2024
Perdeu dinheiro com ações? Saiba como declarar prejuízo na bolsa no Imposto de Renda 2024
Como não bastasse ter perdido dinheiro na bolsa, será que é preciso declarar o prejuízo no Imposto de Renda 2024?
A resposta é não. Desde a DIRPF 2023 não existe mais a obrigatoriedade de declarar prejuízo com ações. Com relação a ações, só está obrigado a declarar quem realizou operação em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas acima de R$ 40 mil ou apurou ganhos líquidos sujeitos ao imposto. Veja quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda 2024.
Mas atenção: pode ser vantajoso declarar prejuízo na bolsa
Mas preste atenção porque não declarar o prejuízo com ações pode não ser uma boa estratégia, alerta Sabrina Lawder, sócia de tributos internacionais e mobilidade global da Grant Thornton.
“O motivo é que os prejuízos não prescrevem e podem ser levados para o ano seguinte, se ainda não tiverem sido compensados. Mas para que isso seja possível, o investidor precisa declarar os dados corretamente”, afirma Sabrina.
Como se vê, pode ser vantajoso declarar os prejuízos em bolsa, mesmo não sendo mais obrigatório.
Assim, para ajudar o contribuinte nessa jornada, confira o passo a passo elaborado por Flavia Gerola, advogada sênior da área de Wealth Management do Trench Rossi Watanabe.
O que fazer antes de começar a declarar o prejuízo?
Antes de começar a declarar prejuízo na bolsa na declaração do Imposto de Renda, Flavia Gerola recomenda que você deve separar:
- Todos os informes de rendimentos enviados pelos bancos e corretoras de valores;
- A documentação relativa às operações realizadas em bolsa de valores;
- Eventual planilha que você mesmo tenha elaborado ao longo do ano para registrar todas as operações realizadas em bolsa de valores. Contudo, se você nunca fez isso, já aproveite a dica para o próximo ano;
- DARFs recolhidos ao longo do ano relacionados às operações em bolsa de valores. Aliás, também vale acessar o portal e-CAC da Receita Federal para verificar todos os pagamentos realizados com o código 6015 durante o ano.
Passo a passo para declarar prejuízos na bolsa
Com a documentação separada, confira como declarar os prejuízos na bolsa no IRPF 2024:
Declare o tipo de ativo e valor
Na ficha de Renda Variável, informe, mês a mês, o tipo de ativo (no campo “Operações Comuns/Day Trade”) e o valor de lucro ou prejuízo registrados no período.
Ao declarar prejuízo na bolsa, fique de olho em cada tipo de ativo e o respectivo ganho ou perda. Lembre-se de que a apuração se dá mediante a subtração do valor de venda pelo custo de aquisição das ações (obtido pela média ponderada dos valores).
Caso o resultado seja negativo (ou seja, se você teve prejuízo), é preciso colocar o sinal negativo (de “menos”, ou seja, “-“) na frente do número. Assim, esse valor também aparecerá na linha “Prejuízo a Compensar”, no quadro “Resultado” da mesma ficha.
Faça a consolidação do mês
Ao final, na “consolidação do mês”, informe o Imposto de Renda já recolhido ao longo do ano. Portanto, nesse campo será apurado o imposto devido após a compensação de eventual prejuízo na bolsa.
Atualize a ficha “Bens e Direitos”
Finalmente, você ainda precisa atualizar a ficha de “Bens e Direitos” para refletir as ações alienadas (total ou parcialmente) e respectivo valor do ativo que estava declarado nos anos-calendários anteriores;
Além disso, vale lembrar que você pode deduzir despesas com corretagem, taxas e custos da operação na hora de declarar os prejuízos na bolsa.
Veja mais dicas da Inteligência Financeira sobre como declarar investimentos no Imposto de Renda:
- Como declarar ações no Imposto de Renda?
- Como declarar investimentos de renda fixa no Imposto de Renda 2024?
- Investiu em Tesouro Direto? Saiba como declarar o ativo no Imposto de Renda 2024
- Como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda 2024
- Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2024?
Ainda tem dúvidas sobre como declarar o Imposto de Renda 2024? Mande sua pergunta e tenha a chance de ver a resposta publicada na Inteligência Financeira ou respondida no quadro “O que é que eu faço, Sophia?” no nosso Youtube. Fale conosco por aqui.
Leia a seguir