Assim como em fevereiro, março foi marcado pela forte demanda dos investidores por ações de tecnologia. Segundo o levantamento da Stake que mostra quais foram as 10 ações americanas mais negociadas por brasileiros, papéis como os da Apple, Microsoft, Meta (dona do Faebook) e Gamestop entraram no radar justamente no mês em que o setor mostrou uma recuperação.
De acordo com Rodrigo Lima, analista de investimentos e editor de conteúdo da Stake, no mês passado, a Nasdaq teve sua melhor performance em cinco meses. No período, as chamadas “meme stocks” (ou seja, ações que “viralizaram” por alguma discussão on-line) voltaram à moda. Foi o caso da empresa de jogos Gamestop, que ganhou notoriedade no ano passado após suas ações subirem 300% após membros de fórum combinarem compra em massa. Em março, as ações da companhia subiram 35%, segundo Lima, e entraram na lista das mais negociadas. O mesmo aconteceu com os papéis da rede de cinemas AMC, que subiram 30% e também estiveram na seleção.
Depois da baixa, Alibaba se recupera
A varejista chinesa Alibaba teve uma das piores performances da sua história no mês de fevereiro e se recuperou em março graças a sinalizações de que a China iria colaborar com órgãos reguladores dos EUA para prover as informações necessárias para manter a companhia listada no país norte-americano. Com isso, ela também entrou na seleção de março.
A seleção do mês também teve a presença de gigantes da tecnologia como Apple, Meta e Microsoft e da montadora de veículos elétricos Tesla. Completam a seleção as ações da fabricante de softwares Palantir Technologies, da companhia chinesa de carros elétricos NIO e da desenvolvedora NVIDIA.
Conheça as 10 ações mais negociadas por brasileiros nos EUA:
Tesla (TSLA)
Apple (AAPL)
Plantir Technologies (PLTR)
NIO (NIO)
Gamestop (GME)
NVIDIA (NVDA)
Meta Plataforms (FB)
AMC (AMC)
Microsoft (MSFT)
Alibaba (BABA)
Os ETFs mais negociados
Em relação aos fundos de índices (os ETFs) mais negociados, destaca-se o SOXS, que aposta na queda do setor de semicondutores. Segundo o analista, o setor teve um mês bastante volátil. Essa volatilidade também apareceu no petróleo, que ganhou destaque e motivou o alto volume de negociação do ETF DRIP, que aposta na queda do petróleo. Outro fundo que também despertou o interesse dos investidores foi o WEAT, que investe em trigo. O produto passa por um grande rali graças à intensificação dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.
Conheça os EFTs mais negociados por brasileiros nos EUA: