Dinheiro esquecido: como resgatar quantias em 4 fontes

Muitas pessoas não sabem que podem retirar com facilidade essa grana, complementando a renda. Te mostro quais são.

Colocar a mão no bolso e achar uma nota de R$ 100 é muito bom, né? Mas isso não acontece só com dinheiro físico. E se eu te falar que existem 4 fontes nas quais a sua grana pode estar esquecida, escondida, esperando pra você usá-la? Veja a lista:

Dinheiro do CPF na nota

Primeiro, toda vez que você coloca o seu CPF em uma nota, recebe de volta uma parte do valor arrecadado pelo seu estado. Aliás, cada localidade tem seu próprio programa. Portanto, para conferir, basta procurar no Google por “cpf na nota + o seu estado”.

E tem muita gente que esquece completamente esse direito. Tanto que em SP, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento, mais de 12 milhões de contribuintes perderam cerca de R$ 14 milhões em créditos que expiraram em abril de 2022.

Pontos e milhas

Segundo, se você usa cartão de credito, é bem possível que faça parte de algum programa de pontos. Sendo assim, para verificar seu saldo, basta entrar no aplicativo do seu banco.

Pois esses pontos podem ser trocados por milhas, e se você não for usá-las para viajar, pode vender em sites especializados.

Só para você ter ideia, em 2022 os brasileiros perderam mais de 43 bilhões de milhas por falta de uso. Isso corresponde a cerca de um quinto de todo estoque de milhas. Com esse valor, era possível emitir mais de 1,8 milhão de passagens aéreas, ida e volta, de Recife pra São Paulo. Muito dinheiro perdido por aí, não é mesmo?

PIS/Pasep

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano.

Então, para quem ainda não fez o saque do abono liberado este ano (referente a 2020), os valores estão disponíveis até 29 de dezembro. Desta forma, para este grupo, o abono do PIS foi creditado em conta corrente ou poupança na Caixa – ou em poupança social digital (Caixa Tem) para os não correntistas do banco.

Agora para quem deixou de sacar o benefício de anos anteriores, é preciso antes fazer uma requisição formal de reemissão para o saque – o prazo também acaba em 29 de dezembro. Se não sacar, somente poderá fazê-lo no calendário do próximo ano, pedindo novamente a reemissão.

Para ter direito ao benefício, é preciso que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano, e com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa. Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial por meio do telefone 158, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Clique aqui para baixar o app para celulares Android

Clique aqui para baixar o app para celulares iOS (Apple)

Dinheiro vindo de dividendo de ações

Algumas pessoas se iniciam no mundo dos investimentos e não sabem que algumas ações pagam dividendos. Aí o dinheiro fica parado na conta da corretora, enquanto ele poderia ser reinvestido em novas ações, ou até mesmo resgatado. Então, preste atenção no calendário de distribuição de dividendos das ações que você tem e planeje deste já o que fazer com o dinheiro.