Aéreas anunciam malha de voos comerciais para base de Canoas, no Rio Grande do Sul

A autorização para voos comerciais em Canoas veio diante da movimentação do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Aviação Civil

As aéreas do Brasil começaram a se organizar para operar voos comerciais na Base Aérea de Canoas (RS). A operação temporária na base chega diante da interrupção de voos no aeroporto de Porto Alegre. O terminal da capital está com operações suspensas por causa de alagamentos na região.

A autorização para voos comerciais em Canoas veio diante da movimentação do Ministério de Portos e Aeroportos e da Agência Nacional de Aviação Civil. Até agora, são 19 voos comerciais por semana para a base — a Gol deve divulgar em breve sua programação.

Segundo as aéreas, a entrada de voos comerciais é fundamental para viabilizar o transporte de mantimentos e doações às vítimas das chuvas. Com voos comerciais, essas cargas podem ser transportadas na barriga dos aviões de passageiros, o que reduz a necessidade dos voos cargueiros — que são caros.

A Latam disse que iniciará em 27 de maio a sua operação comercial excepcional de passageiros na Base Aérea de Canoas (RS). Em breve, estarão disponíveis em latam.com e demais canais as passagens aéreas da companhia para o seu voo diário na rota Guarulhos-Canoas-Guarulhos e os cinco voos semanais (exceto quartas e sábados) na rota Congonhas-Canoas-Congonhas.

“A Latam reforça que a operação comercial na Base Aérea de Canoas (RS) é temporária e excepcional, em função dos impactos das enchentes no Rio Grande do Sul. Desta forma, a companhia pede a compreensão e atenção dos passageiros sobre as características atípicas dessa operação na comparação com um aeroporto comercial”, disse, em nota.

Os embarques e desembarques dos voos comerciais na Base Aérea de Canoas serão realizados por ônibus de forma remota e todo o processo de atendimento será feito diariamente das 6h às 18h e de forma adaptada no andar térreo do ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4545). O check-in de cada voo será encerrado uma hora antes da decolagem.

Já a Azul anunciou uma operação regular a partir de 1º de junho, com possibilidade de antecipação. Os voos acontecerão diariamente de/para o Aeroporto de Viracopos, de onde os clientes poderão se conectar com outros voos da companhia.

A operação partirá do Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da companhia, às 8h15, chegando em Canoas às 10h. Os voos de retorno partirão às 11h30, com chegada prevista às 13h15, em Campinas, com aeronaves Embraer E1-195.

“Vale destacar que, desde o mês passado, a companhia reforçou sua operação com voos extras para aeroportos alternativos no estado: Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, com saídas de Viracopos e Curitiba”, disse a Azul, em nota.

As aéreas alertaram que diante do procedimento diferenciado, os clientes devem chegar com bastante antecedência — pelo menos três horas ao horário de decolagem.

Procurada, a Gol disse que em breve irá divulgar sua malha para o terminal.

Com informações do Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico