O que fazer com seus investimentos em meio à volatilidade de um ano eleitoral?

Em um ano eleitoral, o mercado e os investimentos podem ter altos e baixos. Saiba o que fazer com Cauê Fabiano

Volatilidade: essa vai ser uma das palavras mais faladas daqui para frente porque é ano de eleições no Brasil. O movimento do mercado fica muito intenso e os investimentos podem sofrer altos e baixos.

Na renda variável, como as empresas estatais são influenciadas pelas decisões do Governo e, por isso, podem eventualmente sofrer mudanças a partir de uma nova administração, uma estratégia para quem tem o perfil conservador é apostar em ativos de empresas privadas, que não necessariamente sentem os impactos de alterações na administração federal.

Já quem é mais arrojado pode enxergar na volatilidade uma oportunidade de ganhos. Por isso, o importante é saber o que você espera conquistar, que riscos está disposto a correr e, claro, analisar o mercado, pesquisas a respeito das eleições, planos de governo, declarações, intenção de votos e tudo o que influencia a projeção de crescimento ou retração das empresas.

Fique sempre ligado porque uma notícia sobre as eleições é capaz de mexer totalmente com a dinâmica do mercado e valorizar ou desvalorizar um ativo. Por isso, seja para ganhar mais ou para não perder o que você já tem, se prepare para a maratona de informações e emoções fortes. Mas fica tranquilo: no final das contas, o importante é corrigir a rota sempre que for preciso, ter calma e informação de qualidade. 

Veja mais conteúdos sobre investimentos na Inteligência Financeira:

Entrevista da Semana: a inflação pode ser boa para os investimentos?

Será que você e eu, investidores comuns, conseguimos ganhar dinheiro com a inflação? Por isso, Anne Dias, editora da Inteligência Financeira, chamou de volta para conversar o economista Pedro Paulo Silveira, que é diretor de gestão de investimentos da Nova Futura.

Como investir em momentos incertos

Dá medo de investir em momentos de incerteza e crise, né? Inflação, pandemia, eleição… Tudo que muda conforme a economia se comporta e acaba afetando a volatilidade  dos investimentos. Saiba como investir em momentos assim.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 19h10
S&P 500 registra pior primeiro semestre desde 1970, Nasdaq cai quase 30% no semestre

O índice Nasdaq, que reúne empresas não financeiras e as de tecnologia, caiu mais de 20% nos últimos três meses, seu pior desempenho desde 2008

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 15h17
Dólar apaga ganhos e fica abaixo dos R$ 5,20

Moeda americana chegou a R$ 5,27 na máxima do dia

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 10h21