Queda generalizada nas Bolsas de Valores do Brasil e EUA, PEC aprovada pelo Senado

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta sexta (1)

No programa Manhã Inteligente desta sexta (1), os assuntos são as quedas nas bolsas de valores de Brasil e Estados Unidos e a PEC aprovada ontem pelo Senado, que amplia diversos benefícios sociais. Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso hoje.

Ibovespa em trajetória de queda

Enquanto os mercados acionários globais seguem pressionados pelos temores de recessão, por aqui o Ibovespa continua firmando sua trajetória de queda no ano, encerrando o primeiro semestre com uma depreciação de 5,99%. No mês de junho, o índice fechou com uma queda de 11,5%.

S&P 500 tem pior semestre em 50 anos

Não foi só no Brasil que o semestre terminou ruim. Nos Estados Unidos, o S&P 500 encerrou seu pior primeiro semestre em mais de 50 anos. Analistas do mercado atribuem isso às preocupações com o aumento da inflação e dos juros por lá, assim como a guerra na Ucrânia e a política de Covid-19 na China.

Os três principais índices acionários de Wall Street terminaram a sessão com queda, em um dia em que o investidor se manteve distante de ativos de risco.

Senado aprova PEC que amplia benefícios sociais

Com a inclusão de um auxílio-gasolina de R$ 2 bilhões para taxistas, o Senado aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição que eleva o valor do Auxílio Brasil, dobra o vale-gás e cria um novo benefício voltado para caminhoneiros. Somadas, as medidas custarão aos cofres públicos R$ 41,25 bilhões este ano, valor que ficará fora do teto de gastos. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.