Fechar
Papo de Finanças: como sair das dívidas
Sete em cada dez famílias brasileiras têm dívidas, segundo o Serasa. Como evitar o endividamento e organizar suas contas? Saiba mais no Papo de Finanças
Endividamento é um assunto muito sensível, afeta o nosso saldo bancário E também nos chateia, causa angústia e ansiedade. E ter dívidas é mais comum do que se pensa. De cada dez famílias, sete estão com dívidas no Brasil. Foi um dado de uma pesquisa feita pelo Serasa em dezembro do ano passado. [LINK IF]. De acordo com o mapa da inadimplência 2021 do Serasa, 63 milhões de consumidores no país têm dívidas.
É importante ter dois conceitos em mente: dívidas e inadimplência. A dívida é o parcelamento de compras, principalmente as grandes, como compra de carro e casa. E quando você atrasa o pagamento, aí sim vira um problema, vira uma inadimplência. É importante saber esses conceitos para entender que, às vezes, ter uma dívida não é algo horrível, é apenas uma condição de pagamento. O que deixa a situação nebulosa é se você não se planejou para conseguir pagar essas faturas nas datas combinadas e passa a dever.
O problema é entrar em desespero para pagar todas as faturas e acabar atrasando os pagamentos. Aí você fica inadimplente. Ou se, pra não sofrer, eu me desligar da realidade e continuar gastando. Ignorar o problema ou se desesperar podem ser as reações mais comuns. Mas elas não ajudam a quitar as contas. Então, depois que o baque inicial passar, você tem que encarar esse problema de frente.
A gente sempre começa pelo óbvio: Se você tá cheio de dívida, a primeira atitude é parar de gastar. E aqui vou te fazer uma pergunta: Quantos cartões de crédito você tem? Um? Dois? Três? Quatro? O melhor é ficar com um. O cartão pode te trazer dívidas. Cada compra parcelada volta para te assombrar no mês que vem, e é muito comum esquecer de somar todasas parcelas de todas as compras pra saber se você dá conta de pagar.
Quer saber mais sobre como lidar com as dívidas? Veja o Papo de Finanças!
Leia a seguir